O conceito de envelhecer é amplo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), envelhecimento saudável é um processo contínuo de otimização da habilidade funcional e de oportunidades, para manter e melhorar a saúde física e mental, promovendo independência e qualidade de vida ao longo da vida. Nesse contexto, a resposta se a vagina pode envelhecer é SIM e NÃO.
A vagina pode SIM envelhecer, quando há a perda da capacidade funcional, por frouxidão, flacidez, sintomas de dor na relação sexual, ressecamento vaginal, sem tratamentos adequados. E a resposta é NÃO, quando a mulher, independente da idade, se cuida com medidas gerais de proteção do assoalho pélvico, incluindo a vagina.
Os cuidados para a saúde vaginal podem ser: exercícios de contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico (Fisioterapia Pélvica), prevenção e tratamento adequados de flacidez vaginal, ressecamento e atrofia vaginal muito comuns pós-parto, em mulheres em uso crônico de contraceptivos hormonais, mulheres na menopausa ou após tratamento de radioterapia ou quimioterapia para algum tipo de câncer.
Os tratamentos para atrofia ou ressecamento como cremes hormonais, hidratantes vaginais, LASER ou FRAXX auxiliam no restabelecimento da função da vagina, esteticamente sem rótulos de beleza, linda em qualquer forma que a mulher se sentir bem. Os tratamentos para frouxidão vaginal incluem desde os citados, até cirurgias vaginais de correção das disfunções.
Portanto, o autocuidado da saúde vaginal é a chave do processo de manutenção da função desse órgão, independente da idade. Cuide-se! Vagina envelhecer é relativo. Estar bem com a saúde vaginal é o foco.
Gde abraço!
Matéria maravilhosa, bora cuidar da menina com carinho 👏👏👏👏👏
Autocuidado integral, né? Mulheres cuidam de tantos e de tanto! Não podem esquecer de si mesmas. Cuidado vaginal é importante. Obrigada por nos ensinar, por nos lembrar.
Parabéns pela matéria 💐
Excelente matéria e esclarecimento é tudo Gi! Obrigada por tantas informações.