Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
No dia 20 de novembro, comemora-se o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, instituído pela Lei Federal 12.519/2011. A data faz referência ao dia em que Zumbi teria sido capturado e morto em 1695. Zumbi foi líder do Quilombo dos Palmares, o maior da história do Brasil. A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em São Paulo, no ano de 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam.
Com isso, o 20 de novembro tornou-se a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil. Por essa razão, o Treze de Maio, data em que a abolição da escravatura aconteceu, foi deixado de escanteio. O argumento utilizado é que o Treze de Maio representa uma “falsa liberdade”, uma vez que, após a Lei Áurea, os negros foram entregues à própria sorte e ficaram sem nenhum tipo de assistência do poder público. O Dia da Consciência Negra, assim como todo o mês de novembro, marca a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país. Fala também sobre avanços na luta do povo negro e sobre a celebração da cultura afro-brasileira.
Uberlândia não
Em Uberlândia, não será feriado o dia da Consciência Negra, segunda-feira, dia 20/11. Isso porque em 2018, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Regional Vale do Paranaíba, entrou com recurso na Justiça alegando que a cidade já tinha alcançado o número de feriados permitidos. O pedido foi acatado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e a Prefeitura, retirou o decreto que instituía feriado na cidade.
Portanto, a Prefeitura, Câmara Municipal, os bancos, comércios e escolas funcionam normalmente na próxima segunda-feira.