Workaholic

Se você ainda não escutou essa expressão, saiba que a cada dia ela está mais usual. Workaholic tem origem da língua inglesa e significa trabalhador compulsivo, uma pessoa viciada em trabalho.

Não é difícil identificar pessoas com essa compulsão. Geralmente trabalham além do horário, passam tempos extras nos locais de trabalho, demonstram constantemente característica de esgotamento, abandonam a vida social e amigos, trabalham nos finais de semana, apresentam negação constante, só conversam sobre assunto de trabalho, são perfeccionistas.

A pessoa Workaholic acredita que está investindo em sua carreira ao mostrar comprometimento com o seu trabalho e suas atividades profissionais, no entanto, com o passar do tempo o constante exagero vai se tornando um vício no qual na maioria das vezes, ela mesma não percebe.

Pessoas com essa característica sofrem de ansiedade, défice de atenção ou hiperatividade. Possuem dificuldade de dormir, insônia, irritabilidade constante no dia-a-dia. Geralmente não conseguem para fazer atividades básicas como assistir a um filme, fazer uma caminhada leve ao ar livre, ficar um tempo parado em algum olhar sem checar as mensagens do celular, e-mail, rede social ou algo que envolva trabalho.

Mas afinal, como fazer se percebermos essas características? Sugiro uma reorganização da rotina diária. Programar a diária de trabalho para que possa cumprir as tarefas dentro do horário estipulado que geralmente são 8 horas.

Outra dica importante é nunca levar trabalho para casa ou problemas de casa pra o trabalho. Trocar os momentos de lazer pelo trabalho não é saudável.

Tenha outros compromissos com você. Como praticar esporte, fazer um curso, fazer terapia, ler livros, sair com os amigos de tempos em tempos e várias outras atividades que possam te dar pequenos prazeres.

Também é importante tirar tempo para si mesmo. Ter seu momento de autocuidado, descanso e cuidar de si. Entenda que é importante ter o momento consigo mesmo (a) e desenvolver habilidades emocionais te ajudará a ter uma vida mais saudável.

Sabemos que essa tendência de valorização do trabalho é muito incentivada na atualidade, mas ela não é sinônimo de dedicação, nem de sucesso mas sim de um desequilíbrio e muitas vezes pode ser uma fuga. Fique atento a estas características, se perceber algo procure um profissional antes que se agrave.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *