PÓ DE BASALTO: Um avanço na agricultura e na economia de Uberlândia

Uberlândia atingiu mais um marco na consolidação do 1º Polo Agromineral Verde do Brasil Ministro Alysson Paolinelli. A partir de agora, a cidade está oficialmente apta a comercializar pó de basalto como remineralizador de solo para a agricultura brasileira.

Em solenidade no Centro Administrativo “Virgílio Galassi” na tarde do dia 1º de novembro, que contou com a presença da Câmara Municipal de Uberlândia, através seu presidente, vereador Zezinho Mendonça, do líder do prefeito, Abatenio Marquez e demais vereadores da base, o prefeito Odelmo Leão anunciou a expedição pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento dos certificados que validam e autorizam a primeira mineradora do município a produzir e distribuir comercialmente o produto em todo território nacional.

Na solenidade, o prefeito Odelmo Leão, entre a deputada federal Ana Paula e a viúva do ministro a viúva do ministro Alysson Paolinelli, Marisa Gonzaga, observados pelo presidente da Câmara, vereador Zezinho Mendonça e o deputado estadual Leonídio Bouças. FOTO: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU

EcoBix

Os documentos “Certificado de Registro de Estabelecimento” e “Certificado de Registro de Produto” foram emitidos neste mês pelo ministério à empresa uberlandense EcoBrix, localizada no Distrito Industrial, e que é uma das três mineradoras locais parceiras da Prefeitura de Uberlândia no projeto de fomento do pó de rocha na agricultura. Com os testes iniciados em 2019, a EcoBrix terá capacidade de produzir e escoar cerca de 300 toneladas de remineralizador de solo ao dia, atendendo, inicialmente, a demanda regional.

Renato de Freitas

O diretor da EcoBrix, Renato de Freitas Filho, destacou a qualidade do pó de basalto. “Esse escoamento já será com um pó de rocha de granulometria reduzida, preparado para os solos mais exigentes, tanto em nível de produção, quanto em nível de biodiversidade”, afirmou.

O pó de basalto é uma mistura de rochas rica em multinutrientes, promovendo um equilíbrio químico e biológico ao solo, plantas mais produtivas, saudáveis e resistentes. FOTO: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU

Além dos vereadores e do diretor da EcoMix, prestigiaram o evento o empresário Morum José Lopes Bernardino; a viúva do ministro Alysson Paolinelli, Marisa Gonzaga; deputada federal Ana Paula J. Leão, que representou na importante solenidade o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira; da senhora secretária municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Costa Jorge e demais secretários municipais, dirigentes de fundações e autarquias da Prefeitura; do presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Bianchi Silveira; do presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, empresário Pedro Spina; deputado estadual Leonídio Bouças, que representou a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, dentre outras autoridades e convidados que lotaram a sala de reuniões do gabinete do prefeito.

Certificados

Para que a empresa estivesse apta a receber os certificados de registro do ministério, a Prefeitura de Uberlândia auxiliou diretamente no processo por meio da parceria com a empresa de consultoria Companhia de Promoção Agrícola – CPA (Campo). Ainda em 2021,a EcoBrix recebeu um estudo de viabilidade técnica e os ensaios de eficiência agronômica elaborados pela Campo em conjunto com o Município, com apoio da concessionária de ferrovias VLI.

O estudo é um desdobramento do trabalho conduzido desde 2019 e que contou com o incentivo de pessoas como o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, grande incentivador do uso de pó de rocha na agricultura, como alternativa para reduzir a dependência externa pelos adubos químicos.

Orgulhoso, o prefeito Odelmo Leão exibe os certificados ao lado da Primeira Dama e deputada Ana Paula e dos dirigentes da EcoBrix, dentre eles Renatinho de Freitas e Morum José Lopes Bernardino. FOTO: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU

Uberlândia à frente das pesquisas sobre pó de basalto

Em 2019, a Prefeitura realizou o primeiro seminário técnico sobre o tema, que reuniu estudantes e especialistas no campo de todo o país. O evento contou, inclusive, com uma palestra de Paolinelli, que sentenciou que, junto aos estudos sobre remineralizadores de solo, nasciam os alicerces para a “4ª Revolução Agrícola”, uma vez que o abundante recurso tinha potencial de baratear os custos da lavoura, aumentar a eficiência da adubação e melhorar a qualidade da produção de alimentos, reduzindo ainda a dependência de insumos importados.

Também em 2021, o Executivo anunciou, mais uma vez com a presença e o apoio de Paolinelli, além de outras instituições, a criação do primeiro Polo Agromineral Verde do Brasil, mais tarde batizado com o nome do ex-ministro. Com o lançamento do polo, vieram, nos anos seguintes, o fechamento de parcerias para a expansão dos trabalhos em torno de outros minérios existentes no solo da região, como micaxisto e gnaisse, e o recente projeto de transformação do lodo de esgoto em energia e fertilizante, que pode ser agregado ao pó de basalto.

Visivelmente emocionado, o prefeito Odelmo Leão homenageou a viúva do ministro Alysson Paolinelli, Marisa Gonzaga, presente ao grande evento. FOTO: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU

Doação

No evento realizado nesta quarta (1º), também foi anunciada, pela mineradora EcoBrix, a doação de mais 700 toneladas do remineralizador de solo para o “Bem Mais Agro”. Realizado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, e destinado a pequenos produtores rurais, o programa ofertará insumos, como o pó de basalto, além de análises de solo e assistência técnica aos interessados.

1 thoughts on “PÓ DE BASALTO: Um avanço na agricultura e na economia de Uberlândia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *