RECONHECIMENTO
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU) realiza no próximo dia 16 de novembro, quinta-feira, a solenidade de entrega de duas premiações: “Prêmio Destaque em Extensão Paulo Freire” e “Prêmio Destaque em Cultura Cora Pavan Capparelli”. O evento acontece no anfiteatro do Bloco 5S, no Campus Santa Mônica, a partir das 14h.
Estas iniciativas foram criadas em 2019, pelo Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Consex), e têm como proposta reconhecer as atividades desenvolvidas na UFU que mais se destacaram, nos âmbitos da extensão e da cultura. De acordo com Hélder Eterno da Silveira, pró-reitor de Extensão e Cultura, o dia da entrega do prêmio é, também, uma prestação de contas para a sociedade. “Queremos que todos tomem conhecimento e queremos que a comunidade externa se envolva com a premiação, pois a UFU é para todas as pessoas que desejam uma sociedade melhor, mais justa e democrática”, ressalta.
Nesta edição, o “Prêmio Destaque em Extensão Paulo Freire” será outorgado às atividades extensionistas que se sobressaíram nos anos de 2021 e 2022, com ações realizadas por docentes e técnicos, selecionadas por meio de edital, em cada um dos campi da UFU. Já as menções honrosas vão ser atribuídas para as atividades extensionistas que tiveram atuação nos contextos regional e nacional no biênio, a partir de indicação da Proexc e referendadas no Consex.
Por sua vez, o “Prêmio Destaque de Práticas Culturais Cora Pavan Capparelli”, no âmbito da UFU, será outorgado às práticas culturais que se destacaram nos anos de 2021 e 2022, propostas por docentes, discentes e técnicos, selecionadas nos campi Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas, Santa Mônica, Glória, Umuarama e Educação Física. Quanto às menções honrosas das práticas culturais serão concedidas a profissionais de arte e cultura, com atuação no contexto regional de abrangência da UFU, indicados pelo Conselho do Instituto de Artes (Iarte) e da Gestão Colegiada da Proexc, e referendados pelo Consex.
O Prêmio Destaque de Atividades Extensionistas “Paulo Freire”, de acordo com Valéria Rodrigues, diretora de Extensão, é uma referência ao educador e filósofo, “por suas obras nacional e internacionalmente reconhecidas no campo da educação, advogando pela educação baseada na troca de saberes e no diálogo, na busca permanente de conhecimento de forma curiosa e inventiva, em processo de aprendizado mútuo, o que é, igualmente, a essência da extensão”.
Só para se ter ideia, hoje a Universidade Federal de Uberlândia registra em média 2 mil atividades extensionistas por ano, no Sistema para Registro das Atividades de Extensão e Cultura (Siex). Durante a solenidade, serão agraciados 14 projetos extensionistas e realizadas duas menções honrosas de extensão e uma homenagem in memoriam.
O diretor de Cultura da UFU, Alexandre Molina, destaca que o prêmio é o reconhecimento das práticas culturais que se destacam no contexto da universidade, realizadas pela comunidade formada por discentes, docentes, técnicos da instituição, por meio dos programas de fomento à cultura. “Valorizar tais práticas e as pessoas que as efetivam não apenas contribui para incentivar novas ações, mas reforça a importância da cultura na centralidade da missão institucional da UFU”, ressalta.
Na área da cultura, haverá a entrega de cinco prêmios de destaque e quatro menções honrosas.
FONTE: Portal Comunica UFU / Texto Jornalista Eliane Moreira