Ensino Médio, mudanças chegando por aí

Propostas de mudanças no currículo do Ensino Médio estão sendo revistos pelo Senado e Câmara Brasileira.

 

O “Novo Ensino Médio” foi aprovado em nosso país no ano de 2017, apesar disso, só começou a ser implementado recentemente. O Novo Ensino Médio no Brasil passou por mudanças significativas em 2023, com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a flexibilização do currículo. Em 2023, a ênfase estava na oferta de itinerários formativos que permitiam aos alunos escolherem áreas de aprofundamento, como linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

Porém, na última semana do mês de outubro o governo federal enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que visa mais mudanças no currículo dessa fase da educação.

Percebe-se que as atuais mudanças foram sugeridas após terem recebido várias críticas oriundas de instituições públicas e privadas, entidades educacionais, corpo docente e discente.

As sugestões passarão por ainda por diversas análises e debates, tanto na Câmara quanto no Senado e somente após esses estudos e discussões é que poderão ser sancionadas pelos parlamentares e presidente da República.

Acontecerão mudanças na carga horária, nas disciplinas obrigatórias, nos itinerários formativos oferecidos, na proposta da oferta de educação à distância e na autorização para lecionar dadas anteriormente aos profissionais não licenciados.

Para 2024, as propostas visam aprimorar ainda mais o Novo Ensino Médio. Uma das mudanças planejadas é a maior integração entre os componentes curriculares e a inclusão de temas transversais, como educação financeira e educação para a sustentabilidade. Além disso, pretende-se fortalecer parcerias entre escolas e instituições de ensino superior e o mercado de trabalho, criando oportunidades de estágio e aprofundamento nas áreas de interesse dos estudantes.

Outra proposta importante é a ampliação da formação dos professores, garantindo que estejam preparados para ministrar os novos conteúdos e métodos pedagógicos. Também é esperado um aumento na utilização de tecnologias educacionais para tornar o ensino mais dinâmico e acessível.

Ainda há muito para se discutir sobre o assunto. A nossa esperança é que em todo esse processo o foco esteja voltado para melhorar a qualidade da educação.

E você que lê essa matéria. Qual a sua relação com a educação? Você é família, docente, estudante, curioso do assunto?

O que você acha dessas mudanças que virão?

Deixe nos comentários sua opinião, suas dúvidas, vamos dialogar.

 

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