A Seleção Brasileira retorna de Montevidéu com dois motivos de preocupação em seu histórico. Em uma exibição mais uma vez abaixo do esperado, o Brasil sofreu uma derrota por 2 a 0 contra o Uruguai, no Estádio Centenário, encerrando uma sequência de oito anos invictos nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. O segundo aspecto negativo da noite foi a lesão de Neymar, que saiu do campo em lágrimas no final do primeiro tempo após torcer o joelho esquerdo em um lance isolado. O jogador número 10 passará por exames para determinar se há dano nos ligamentos.
O jogo entre Uruguai e Brasil na primeira metade foi caracterizado por uma forte marcação de ambos os lados, com muitas trocas de passes, mas a bola raramente chegava perto das áreas de gol. A única tentativa de marcar na etapa inicial ocorreu aos 41 minutos e foi suficiente para os uruguaios abrirem o placar, com Darwin Núñez cabeceando um cruzamento de Maxi Araújo. A situação da seleção brasileira piorou três minutos depois, com a lesão de Neymar.
A primeira substituição realizada por Fernando Diniz, que colocou Richarlison no lugar de Neymar, não foi o bastante para corrigir os problemas da equipe. A única oportunidade real surgiu a partir de uma falta cobrada por Rodrygo, que acertou o travessão aos 23 minutos. Diniz fez mais mudanças, substituindo os laterais Yan Couto e Carlos Augusto por David Neres e Guilherme Arana, mas o Uruguai continuou superior, ampliando a vantagem aos 31 minutos, com De la Cruz concluindo uma excelente jogada de Darwin Núñez na área.