Professores são homenageados com a Comenda Sebastiana Silveira Pinto

Professores foram homenageados mais uma vez na Câmara Municipal de Uberlândia. A honraria concedida na noite da quarta-feira (11/10) foi a Comenda “Professora Sebastiana Silveira Pinto”, que condecorou profissionais entre homens e mulheres, indicados cada um deles pelos 27 vereadores. A comenda foi criada no final de 2017 e é entregue a cada dois anos. Este ano, a entrega foi antecipada, tendo em vista a impossibilidade de concedê-la no domingo, dia 15, que é o “Dia do Professor” comemorado em todo o país.

A Mesa de Autoridades da solenidade foi conduzida pelo vereador Sérgio do Bom Preço, 1º vice-presidente da Câmara; a deputada federal Dandara; a Professora Mirlei Silva Melo Vasques de Castro, representando à senhora secretária municipal de Educação, Professora Tânia Maria Toledo e o prefeito Odelmo Leão; o Procurador-Geral do Município, Dr. Geraldo Alves Mundim Neto; o secretário Geral adjunto da OAB, Dr. Marcos Montanha e os vereadores Neemias Miqueias (2º vice-presidente da Câmara), Liza Prado (2ª secretária da Mesa Diretora); Abatenio Marquez, líder do Prefeito e que representou a deputada federal Ana Paula Leão; a também professora, Cláudia Guerra e Sérvio Túlio.

A história

No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.

O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano.

Legado

A Comenda faz alusão à pedagoga Sebastiana Silveira Pinto, que atou como professora em Uberlândia desde o final da década de 60, assumindo funções desde lecionar em sala de aula as disciplinas de português e francês, a cargos de gestão, como vice-diretora da Escola Estadual Professora Alice Paes, diretora da Escola Estadual Honório Guimarães por 18 anos, inspetora escolar da 40ª SRE, professora do 3º grau, integrante da equipe de correção de vestibular nas provas de Português, Literatura e redação na UFU e ainda atuante na associação de diretores das escolas oficiais de Uberlândia, chegando a exercer a função de Secretária Municipal de Educação, interina em diversas ocasiões.

A professora Sebastiana Silveira Pinto, nascida em 19 de setembro de 1943, era filha de Argemiro José Silveira e Maria do Espírito Santo, foi casada com José Cintra Pinto desde dezembro de 1965 e teve três filhos: Mário José Silveira Pinto, Cláudio César Silveira Pinto, Adriana Beatriz Silveira Pinto e quatro netos: Adriel Rodrigues de Faria Pinto, Otávio Pessoa, Camila Pessoa Pinto e Natália Pessoa Pinto.

Professores homenageados e Vereadores após a sessão de homenagem FOTO: Aline Rezende/CMU
Mais uma vez plenário da Câmara Municipal em homenagem ao Dia do Professor – FOTO: Aline Rezende/CMU
Professores homenageados pelo Dia do Professor em 2023 pela Câmara Municipal – FOTO: Aline Rezende

A letróloga e pedagoga morreu no dia 23 março de 1998, aos 55 anos, depois de sofrer um acidente no prédio da prefeitura, onde atuava como Assessora Especial na Secretaria Municipal de Educação. O Município a homenageou dando seu nome à Escola Municipal do Bairro Laranjeiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *