Muitas escolas tem inserido em seu planejamento conteúdos relacionados à educação tecnológica. Nos dias atuais é quase improvável pensar em um currículo completo sem contemplar as áreas que envolvam a tecnologia.
O mais importante nessa linha de educação é entender que a tecnologia por si só não alcança os objetivos integrais que é desejada para nossas crianças e jovens. A educação tecnológica deve ser o pano de fundo e ter como principal objetivo desenvolver as mais diversas habilidades fundantes, requeridas para um indivíduo. Aliar a tecnologia a educação, é desenvolver habilidades e competências que instiguem a criatividade, a inovação e o desenvolvimento tecnológico, através do trabalho em equipe, a tomada assertiva de decisões e capacidade de resolução de conflitos.
Um exemplo de como essa metodologia pode ser aplicada para além da sala de aula, é oportunidade da experiência em competições e Torneios de Robótica.
Nesse final de semana, aconteceu em Uberaba o Torneio Regional de Robótica. Aproximadamente 55 equipes do Triângulo Mineiro se inscreveram em 5 categorias que disputaram vagas para o Torneio Brasileiro de Robótica, no mês de dezembro, em Brasília.
De acordo coma empresa R2E – Robótica Educação e Eventos, criadores do Torneio, “a Metodologia do Torneio Brasil de Robótica, há doze anos explora as competências individuais de seus participantes no enfrentamento e resolução de problemas no mundo real, estimula o empreendedorismo por meio das soluções apresentadas aos problemas trabalhados, fortalece as habilidades técnicas e científicas individualmente de cada integrante com o propósito de descortinar os expoentes, além de exercitar os domínios da gestão de forma ampla e integrada, fazendo a melhoria contínua dos processos”.
Ao acompanhar o progresso dos jovens e crianças no caminho em direção ao TBR-regional, pudemos testemunhar seu notável crescimento em várias áreas, começando pela oportunidade de se tornarem pesquisadores e serem incentivados a buscar soluções tecnológicas para abordar os desafios globais e contribuir para um mundo melhor.
O foco do Torneio foi direcionado aos projetos de pesquisa que visavam à preservação da vida terrestre e o abrandamento das mudanças climáticas globais. A partir deste tema, as equipes foram desafiadas a inovar, conceber e refinar soluções viáveis, com o objetivo de tornar nosso planeta um lugar mais habitável.
Durante o torneio uma mistura de emoções permeou todos os envolvidos. Os participantes, do mais novo ao mais velho, tiveram que aprender a lidar com a ansiedade, com a frustação, com o “ganhar e perder”. Tiveram também que desenvolver a empatia, o trabalho em equipe e a superar seus medos, barreiras físicas e emocionais em todo tempo. Programar os robôs e colocá-los na mesa para cumprir missões pré-determinadas, foi o menor dos desafios vivenciados pelos participantes.
No final, das 55 equipes apenas 24 prosseguiram. Lágrimas de alegria e frustação percorreram as mais diversas faces dos presentes no local e com isso, o que ficou foi a aprendizagem, a reflexão, a sensação de dever cumprido, o olhar para o aprimoramento e o desejo de superar limites e prosseguir.
Diante dessa vivência, conseguimos nos certificar que a educação tecnológica transcende a mera introdução de dispositivos e circuitos nas salas de aula; ela é um investimento no potencial humano. Ela nutre a inventividade, fomenta conexões interpessoais e inspira a busca incessante por um mundo melhor. Ao reconhecer que a verdadeira riqueza da tecnologia reside na capacidade de aprimorar nossas vidas e construir laços que transcendem fronteiras, estamos construindo o caminho para um futuro mais promissor, onde a inovação e a humanidade se unem para tornar o amanhã, um local verdadeiramente melhor para todos nós.
Perfeita a abordagem dessa matéria! A participação em torneios promove o desenvolvimento do pensamento computacional e científico! Parabéns!
E como isso é importante para a educação, não é professora?
O Batista carrega em sua missão a vontade intrínseca de fazer a diferença na vida das pessoas, através da educação com propósito de vida apoiada em pontos basilares como a tecnologia educacional, a confessionalidade, o programa de formação ética e socioemocional, o ensino bilíngue e o esporte, desde sua implantação há 105 anos, evidenciando a tecnologia educacional nas 2 últimas décadas conforme advento tecnológico mundial, criando incansavelmente sinergias e objetivos entre pessoas, em prol de um objetivo comum, que é a educação integral.
Entre os desafios está a qualificação profissional, onde o Batista avança de forma orgânica levando seus professores à capacitação contínua, onde destacamos as Professoras Doutoras Suselaine da Fonseca e Lorena Sartorella, doutoras em educação tecnológica com foco na Robótica.
Parabéns ao Colégio Batista por investir na educação integral dos seus estudantes.
Para continuar com as aulas de robótica na escola pública a qual trabalho, partimos para a preparação dos alunos para os torneios de robótica. Os alunos se destacaram e, todos os campos inerentes à robótica educacional, foram evidenciados durante as aulas.
Que bacana! Feliz saber que essas crianças estão tendo a oportunidade de desenvolver suas habilidades através de um projeto como esse! Parabéns!
Esse desenvolvimento do trabalho que as crianças adquirem, de enxergar o tecnológico muito atrelado ao científico, é sensacional!
E somos muito felizes de fazer parte disso!
Evento que envole alunos e familiares, que fortalece relações e que fortalece conhecimentos.
É esse o objetivo Tamara! Parabéns!