MENOPAUSA: MENOS PAUSA

O dia 18 de outubro, além de ser comemorado o Dia do Médico, também marca o Dia Mundial da Menopausa.

A data foi criada com o objetivo de alertar as mulheres sobre as mudanças que acontecem com seu corpo, e incentivá-las a procurar um especialista, que pode auxiliá-las a passar por essa fase da vida feminina, com mais tranquilidade. Ao longo do mês, vamos publicar matérias abordando o tema de forma multifatorial.

No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase metade das mulheres está na faixa dos 40 anos, quando podem iniciar sintomas decorrentes da diminuição da função ovariana ou período chamado “Climatério”. Durante essa fase do climatério, ocorre a “Menopausa”, que é a última menstruação, diagnosticada por meio de acompanhamento da história dos últimos episódios de sangramento menstrual da mulher.

A terapia hormonal da menopausa é o tratamento mais eficaz para ajudar as mulheres a não sofrerem com os desagradáveis efeitos desses sintomas.

Entretanto, há aquelas mulheres que apresentam contraindicações para uso de terapia hormonal como antecedente de trombose, câncer de mama ou de endométrio, entre outras situações.

Para essas mulheres, há terapias alternativas que podem minimizar os sintomas e oferecer melhor qualidade de vida na menopausa. Hábitos alimentares saudáveis, cuidados com o sono, exercício físico e controle do estresse podem melhorar essa fase.

Importa ter seu momento de PAUSA sim, mas pausa para recomeçar e reinventar seu novos ciclos como ciclos de projetos, de amizades, de prioridades e de vida!

Convido você a presentear uma amiga com nossas matérias deste mês sobre o tema! Serão mimos de como passar pela Menopausa com leveza e sabedoria. Grande abraço!

 

 

Fonte imagem: FEBRASGO domínio público

1 thoughts on “MENOPAUSA: MENOS PAUSA

  1. Maytha de Oliveira says:

    Gostei muito da matéria. Vale ressaltar que a maioria da mulheres que estão iniciando essa fas, pouco conhecimento possuem sobre o assunto e muitas vezes nem sabem que estão começando a menopausa. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *