7 Atitudes de empatia com o próximo que fazem a diferença

A empatia é a capacidade de compreender os sentimentos dos outros e se colocar no lugar deles. É sobre compreender e se conectar com as outras pessoas. É uma habilidade importante para ter na vida, pois nos permite compreender nossos amigos, familiares, colegas de trabalho e outras pessoas em nosso dia a dia. Não é como se a empatia fosse um botão que podemos desligar e ligar quando quisermos, é preciso exercitar a nossa capacidade de ouvir, compreender e nos colocarmos no lugar do próximo. Aqui estão 7 atitudes que contribuem para reforçar nossas habilidades de empatia com o próximo e manter vivas nossas boas relações com quem está ao nosso redor. Continue lendo abaixo:

1. Saiba ouvir

Aprender a ouvir e compreender a outra pessoa é um dos pilares da empatia. Se alguém está contando algo importante para você, ouça de verdade. Se tiver alguma dúvida, pergunte: “por quê?”. Fazendo isso, você está mostrando que está interessado na opinião da outra pessoa e que não é só mais uma pessoa ignorando seus sentimentos.

2. Não julgue o outro

Não é fácil olhar para alguém sem julgar, pois é o que nosso cérebro humano faz naturalmente. Não julgue o que você não conhece. Aprenda a observar as pessoas com abertura e liberdade, sem criar preconceitos ou assumir que sabe o que está acontecendo “por dentro”.

3. Dê a preferência

Se você quer cultivar empatia, dar preferências ao próximo pode ser uma boa maneira de começar. Se alguém tem um pedido, doe seu tempo e recursos para prestar atenção. Se alguém precisa de uma orelha, ouça. Se alguém lhe pedir para fazer algo, ajude-os.

4. Esteja aberto às mudanças

É preciso aprender a viver com algumas mudanças em nossa vida. Se você se apega ao que é velho e conhecido, você não vai conseguir viver a vida com mais facilidade e empatia. Saiba que as mudanças são boas e necessárias para melhorar e seguir em frente. É importante abraçar o novo e aprender a lidar com as situações desconhecidas que nos surgem.

5. Seja gentil

Você não tem que ser o melhor amigo de todos, mas ser gentil é um ato de empatia e pode fazer toda a diferença. Pequenas atitudes como abrir a porta para alguém, dar um elogio ou apenas um sorriso podem mudar a vida das pessoas.

6. Se coloque no lugar do outro

Mesmo que seja difícil, colocar-se no lugar do outro é uma ótima maneira de desenvolver empatia. Para fazer isso, você precisa se abrir para compreender seu ponto de vista, respeitar suas opiniões e ver as coisas do seu ângulo. Essas situações geralmente acontecem quando se está passando por algum tipo de problema, seja ele pessoal ou profissional. O suporte de uma assistência jurídica também pode ser muito útil e você pode colaborar com isso, seja através de uma indicação ou até mesmo, disponibilizando o seu conhecimento.

7. Doe seu tempo

Você pode doar seu tempo para ajudar outras pessoas em necessidade, seja voluntariando em uma instituição ou mesmo ajudando a família e amigos que estão passando por alguma dificuldade. Doar tempo pode não ser financeiramente rentável, mas é rentável em empatia e generosidade e certamente, significa muito para quem está precisando de ajuda.

A empatia é fundamental em nossas vidas. É uma habilidade que precisa ser cultivada diariamente. Estas são 7 atitudes que contribuem para reforçar nossas habilidades de empatia com o próximo e manter vivas nossas boas relações com quem está ao nosso redor. Então, se coloque no lugar do próximo e procure exercitar a sua paciência e generosidade diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *