O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Jr, nos dias 20 e 21 de setembro, participa do Encontro entre Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenhas: Organizando a Esperança, promovido pela Red de Universidades para el Cuidado de la Casa Común – RUC (Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum). O encontro acontece em Roma, Itália, e conta com a participação do Papa Francisco.
Organizado pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), o encontro tem como objetivo discutir temas relacionados aos grandes desafios do mundo na atualidade, como mudanças climáticas, água e biodiversidade, desemprego e migração, tecnologia e tecnocracia, entre outros. A delegação brasileira é formada por reitores e reitoras de 41 universidades.
“Trata-se de um encontro envolvendo aproximadamente 200 reitores e reitoras sobre o tema “Organizando a Esperança”. Neste sentido, busca-se propor caminhos para as universidades participarem do cuidado da casa comum. Temas transversais como democracia, crise ambiental, crise econômica e social aparecem como pano de fundo para as discussões em curso”, explica Valder Jr.
Encíclicas
Os temas a serem tratados no encontro são baseados nas encíclicas Laudato si’ e Fratelli tutti, escritas pelo Papa Francisco. A Laudato si’ aborda os problemas ambientais que ocorrem na Terra (a casa comum) e propõe um paradigma de mudança. Já a encíclica Fratelli tutti dá continuidade à Laudato si’ e faz um chamamento para que a humanidade redescubra sua fraternidade universal e trabalhe em um projeto de desenvolvimento que promova a dignidade humana. O encontro com os reitores tem a proposta de fortalecer o compromisso das instituições com o cuidado da casa comum.
*Texto publicado com informações da Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo no Portal de Notícias da UFU (comunica.ufu.br)