A palavra sabedoria na maioria dos conceitos em dicionários tem relação ao acúmulo de conhecimento sobre diversos assuntos, podendo ser natural ou adquirido. No entanto, esse termo possui uma abrangência de significados, com variados vieses como psicológico, filosófico e teológico.
Pode ser definida por qualidade de ser uma pessoa sensata, moderada, sensível e prudente. Quantas vezes observamos um indivíduo que sabe agir de forma precisa, coerente e correta em alguma situação e destacamos “Como aquela pessoa é sábia!”
Quando criança, somos ensinados e educados por adultos, que são seres com experiências, que julgamos ter muito mais conhecimento e sabedoria. E não se trata de ser a mesma coisa. A palavra conhecimento, de acordo com o dicionário Oxford Languages é o ato ou efeito de conhecer, perceber ou compreender por meio da razão.
Diante de conceitos similares mas com significados distintos, um complementa o outro. No meu entendimento, um indivíduo que possui sabedoria é aquele que possui sensibilidade, maior equilíbrio emocional, capacidade de tomar decisões precisas. Por este motivo ela se relaciona com comportamento ético, sensato, objetivo e com alto grau de autoconhecimento.
Neste quesito, a sabedoria é uma grande aliada para uma pessoa alcance a felicidade pessoal e o sucesso profissional. Sem dúvida, o conhecimento é imprescindível no curriculum e na ocupação de uma função, mas a sabedoria ajuda a perseguir um caminho mais seguro e adequado com o passar do tempo.
Para desenvolver a sabedoria, tente focar no que realmente importa, pratique o autocuidado e estimule seu autoconhecimento, estabeleça metas de melhoria e qualidade em sua vida, diversifique suas fontes de conhecimento e conecte-se a pessoas diferentes de tempo em tempo, faça autoavaliações de tempo em tempo (geralmente as pessoas fazem de ano em ano).
Enfim, tenha objetivos de melhorar sua vida. Quem escolhe aprender, estará diante de muitos desafios. A sabedoria ela é adquirida de várias formas e experiências. Com o passar do tempo vai sendo aprimorada em sua mente. Ela é essencial para o crescimento. É a base do desenvolvimento, de uma vida equilibrada e leve.
Você tem parado alguns instantes para pensar nisso? Em aperfeiçoar a sua sabedoria? O que tem feio? Contribua deixando seu comentário aqui. Compartilhe!