MG e Uberlândia, em destaque na prestação jurisdicional
O Desembargador José Afrânio Vilela, O Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desde 18 de março de 2005, José Afrânio Vilela, de 62 anos de idade, ex-aluno da Universidade Federal de Uberlândia – aprovado no vestibular em 1980, no curso de Direito, findo em 1985, com especialização em Direito Processual Civil. Exerceu por dois anos a monitoria da Assistência Judiciária da UFU, com enfoque no Direito de Família e que recebeu no dia 28 de agosto de 2008 o título de Cidadão Honorário de Uberlândia através proposições dos vereadores Tenente Lúcio e Antônio Carrijo, foi nomeado nesta quarta-feira, 6 de setembro, ministro do Superior Tribunal Federal.
- Foi indicado para o cargo de Juiz-Corregedor do Estado de Minas Gerais em 1996 e concomitantemente, exerceu a Superintendência da Central de Mandados, coordenando os Oficiais de Justiça do Estado de Minas Gerais. Ainda no cargo de Juiz-Corregedor foi indicado para o exercício das funções de Juiz Diretor do Foro de Belo Horizonte, responsável pela administração do Judiciário no Primeiro Grau, por delegação especial do Corregedor-Geral de Justiça (1997/1999).
- Autor do projeto da Corregedoria Geral de Justiça que instituiu o estágio para acadêmicos de Direito junto aos juízes nos Juizados Especiais e na Justiça Comum.
- Foi autor, defendeu em audiência pública e acompanhou, até aprovação perante a Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, o anteprojeto convertido em lei que institui o Selo de Fiscalização dos Serviços Notariais e de Registro, importante receita própria do Tribunal de Justiça.
- Foi autor, defendeu em audiência pública e acompanhou, até aprovação perante a Assembléia Legislativa, o anteprojeto convertido em lei que estabeleceu as regras estaduais para o concurso público de ingresso nos Serviços de Notas e de Registro no Estado de Minas Gerais.
- Foi promovido ao cargo de Juiz do extinto Tribunal de Alçada de Minas Gerais, em 2004, lotado na 3ª Câmara Cível – Direito Privado. Foi designado pela Presidência para o exercício da função administrativa de Superintendente de Planejamento e Administração do Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais, até 2005, quando da integração ao Tribunal de Justiça.
- Promovido em 2005 ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça, em virtude da integração dos Tribunais, com assento na 11ª Câmara Cível, Direito Privado. Removeu-se, a pedido, para a 2ª Câmara Cível – Direito Público.
- Foi Presidente da 2ª Câmara Cível durante o biênio 2015/2017.
Merecidamente, grande Magistrado, Homem forjado para prestação jurisdicional que atende todos os advogados e não se impressiona com os fatos, julgado de acordo com a CF, as leis da República e com elevado senso de Justiça!!!