O evento é uma realização dos voluntários da ONG Fraternidade Sem Fronteiros e será realizado em Uberlândia, em Setembro
De acordo com dados coletados, no final de 2022, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 700 mil pessoas morrem, por ano, devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas. Ainda segundo a OMS, as taxas mundiais de suicídio estão diminuindo, mas na região das Américas os números vêm crescendo. Entre 2000 e 2019, a taxa global diminuiu 36%. No mesmo período, nas Américas, as taxas aumentaram 17%. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio aparece como a quarta causa de morte mais recorrente, atrás de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.
Foi pensando neste cenário que a ONG Fraternidade Sem Fronteiras promove, nos dias 16 e 17 de setembro, na cidade de Uberlândia, um evento focado em debates sobre a conscientização a respeito da depressão e prevenção do suicídio.
A programação será composta por painéis com especialistas no assunto, incluindo psiquiatras, psicólogos, geriatras, oncologistas e ortopedistas. Para o encerramento está confirmada a participação do conferencista e escritor Haroldo Dutra Dias, que atualmente trabalha com pesquisas sobre saúde mental e qualidade de vida.
Esses profissionais discutirão a depressão e o suicídio em diferentes grupos – crianças, adolescentes, idosos e pacientes frágeis com doenças graves -. Além disso, serão abordadas estratégias de apoio aos familiares que enfrentam o luto nessa situação tão delicada.
“Acreditamos que juntos podemos criar um ambiente de apoio e compreensão, promovendo a conscientização sobre a depressão e prevenção do suicídio”, destaca Rodolfo Gadia, médico oncologista e um dos integrantes da ONG Fraternidade Sem Fronteiras.
O evento será totalmente gratuito e aberto ao público em geral. A intenção dos organizadores é alcançar o maior número possível de pessoas, oferecendo informações valiosas e estratégias de prevenção. Setembro foi o mês escolhido para o evento em função das iniciativas que compõem o Setembro Amarelo, ação que se originou em 2014 no Brasil, por meio de uma campanha criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Este mês foi escolhido porque o dia 10 de setembro já era considerado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Agende-se:
O quê: Debate sobre depressão e prevenção ao suicídio
Quando: 16 e 17 de setembro
Horário: das 08:30 às 18:00 horas
Onde: Anfiteatro 3Q, Campus Santa Mônica, Universidade Federal de Uberlândia – Entrada gratuita