Neste mês de agosto, ocorrem as duas superluas de 2023. Como resultado desse fenômeno, a lua estará maior e mais brilhante em 1º e 30 de agosto, pois estará no perigeu, ponto da órbita de máxima aproximação da Terra.
A Superlua de 30 de agosto é também chamada de “Lua Azul” por ser a segunda lua cheia do mês. Assim, em 30 de agosto teremos uma “Super Lua Azul”, que será a superlua mais próxima da Terra este ano.
O horário exato do instante da Lua Cheia vai diferir de acordo com o fuso horário. A Lua cheia de 30 de agosto será às 22h35min Hora legal de Brasília, mas para quem está no fuso -1h, 0h, +1h e assim por diante a Lua Cheia já será no dia 31 de agosto.
Conforme explica a Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional – unidade de pesquisa vinculada ao MCTI – os termos “lua azul” e “superlua” não são definições científicas. O termo “superlua” foi criado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979. Na revista periódica americana Dell Horoscope, que não existe mais, ele escreveu que receberia o selo “super” uma lua cheia que ocorre com a lua no perigeu ou até 90% próxima desse ponto. Não está claro por que ele escolheu o corte de 90% em sua definição.