Honraria criada há 51 anos é concedida a cada dois a pessoas e empresas que se destacaram de alguma forma para o desenvolvimento da cidade.
Será entregue no próximo dia 7 de agosto, data do Centenário de nascimento do ex-prefeito, no auditório da CDL Uberlândia, a Comenda Virgílio Galassi. A honraria, criada em 1972, é concedida a cada dois anos a pessoas e empresas que se destacaram de alguma forma para o desenvolvimento de Uberlândia. Cada vereador pode indicar um nome de pessoa física ou jurídica, com exceção do presidente da Câmara, que indica dois.
O presidente do Legislativo, vereador Zezinho Mendonça (PP) ressaltou a importância da honraria e que a escolha da data se deve ao aniversário de nascimento do ex-prefeito Virgílio Galassi que completaria 100 anos no dia 07 de agosto deste ano. A Comenda que leva seu nome foi criada por Decreto Legislativo quando ainda era vivo no sentido de homenagear aquele que foi considerado o prefeito do século XX, tornando-se um verdadeiro marco na história da cidade.
Receberão as homenagens as seguintes pessoas, empresas e instituições contando com o nome do vereador que outorga a Comenda Virgílio Galassi – edição 2023:
Adão A. Oliveira (Ver. Dudu-Luiz Eduardo); Ana Luíza Peixoto (Ver. Zezinho Mendonça); Antônio Felipe F. Neto (Ver. Eduardo Moraes); Bárbara S. M. Bissochi (Ver. Gilvan Masferrer); Dep. Fed. Zé Vitor (Ver. Ronaldo Tannús); Jornalista Eliane Mota (Ver. Zezinho Mendonça/Presidente); Fábio Túlio Felippe (Ver. Gláucia da Saúde); Guto Braga (Ver. Walquir Amaral); Hélida Duque Coelho (Ver. Charles Charlão); Hugo Daniel Bragante (Ver. Amanda Gondim); Joédis Marques Ferreira (Ver. Murilo); José Fernando M. Silva (Ver. Gilberto Rezende);José Henrique Guimarães (Ver. Carrijo/Jair Ferraz); Lucas Quites Camilo (Ver. Ivan Nunes); Maj PM Thiago Lana (Ver. Antônio Augusto ‘Queijinho’); Marcelo Augusto F. Freitas (Ver. Odair José); Marcos Marques B. Mello (Ver. Raphael Leles); Maria José Mamede Moreira (Ver. Cláudia Guerra); Minas Tchê Rest. Pizzaria (Ver. Sérvio Túlio); Moacir Moreira Sousa (Ver. Dr. Igino); Pan. e Conf. Pão do Dia (Ver. Neemias Miquéias); Paulo Sérgio Ferreira (Ver. Thais Andrade); Rosalina Cardoso Vilela (Ver. Leandro Neves) e Udi Flora Prod. Naturais (Ver. Liza Prado)
Sobre Virgílio Galassi
Nascido em São Paulo no dia 07 de agosto de 1923, Virgílio Galassi foi vereador em Uberlândia de 1963 a 1966, tendo sido o mais votado nas eleições municipais de 1962 e presidiu a Câmara Municipal em 1963. Quatro vezes prefeito de Uberlândia entre os anos de 1971 a 1973, de 1977 a 1983, de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000.
Ele renunciou 1988 ao mandato de deputado Federal, na legislatura 1987-1991, para disputar seu terceiro (vitorioso) mandato como de prefeito de Uberlândia.
Virgílio morreu às 22h15 do dia 3 de janeiro de 2008, aos 84 anos de idade, em decorrência de uma infecção sistêmica que evoluiu para falência múltipla dos órgãos.
Ele era agropecuarista e esteve na vida pública por quase 30 anos, onde exerceu o mandado de deputado constituinte e de vereador, no início da carreira política. Em entrevistas, o falecido ex-prefeito sempre se mostrou um admirador do desenvolvimento de Uberlândia. O ex-político ajudou ainda a trazer a Escola Agrotécnica Federal nos fins dos anos 60. Também foi membro fundador da primeira Escola de Medicina de Uberlândia.