As tão esperadas Férias de Julho

PARA QUE SERVEM  MESMO AS FÉRIAS DO MEIO DO ANO?

Imagem: Google

As férias do meio do ano servem para dar tomar fôlego na metade da escalada da montanha.

É um período de respiro, de sair da rotina, de desligar um pouco. O que foi estudado até aqui já foi consolidado e a retenção de conteúdos para continuar a escalada no segundo semestre.

Alunos e professores precisam dessa pausa. Mas muitas vezes, os pais não conseguem tirar férias do trabalho. Mas também vimos pais querendo encher as crianças de viagens e atividades para fazê-las ocupar o tempo, muitas vezes, até mesmo por não terem folga no trabalho e não terem com quem deixar essas crianças.

Às vezes preencher as crianças e adolescentes de atividades pode ter efeito contrário, cansando e estressando ainda mais estes jovens. É legal viajar, aproveitar para fazer um passeio em família, mas também é importante o ócio criativo, aquele em que aparentemente não estamos fazendo nada, mas estamos pensando em novas possibilidades de fazer diferente o que já fazemos. É quando a mente está em descanso, em relaxamento, que boas ideias podem surgir.

Então como sugestões para estimular o ócio criativo, que tal, dormir um pouquinho mais tarde e acordar sem o despertador? Que tal ler aquele livro, que não é exigência da escola, e que não deu tempo de ler durante o ano? Que tal ir ao cinema com a família? Que tal fazer uma receita para um almoço diferente? Que tal ensinar sobre tarefas domésticas? E ficar juntinhos em família, maratonando aquela série que há tempos vocês queriam assistir? E jogar um jogo de videogame ou tabuleiro juntos? Ficar “sem fazer nada”? E se der para viajar, também, ótimo.

Em tempos de tantos casos de depressão e ansiedade em crianças e adolescentes, é importante tirar esse tempinho para cuidar do corpo e da mente, tratar a saúde mental como prioridade e permitir bons momentos de relaxamento e de construção de boas memórias afetivas em família.

Boas férias

 

Kátia Beal
Psicóloga – CRP 04/36616

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *