Uma relação boa e forte de confiança entre pais e filhos é a base para vida de ambos. Faz toda a diferença na formação das crianças. O estabelecimento de vínculos afetivos é fundamental para a construção da identidade e dos relacionamentos interpessoais da criança. Por este motivo, nutrir de confiança e afeto é o caminho mais assertivo para um relacionamento saudável e transparente.
Com a chegada da adolescência, o relacionamento entre a família pode ser tornar um pouco problemático e se não houver uma base forte e empenho para manter a confiança, haverá um distanciamento. Por isso pais, fiquem alertas e construa a relação de afetividade desde cedo.
Sabemos que crianças e adolescentes não vêm com manual de instruções e cada família se organiza de forma diferente de acordo com seus valores. No entanto, segue aqui algumas dicas para construir uma relação profunda entre pais e filhos:
- Entenda a realidade do seu filho: em primeiro lugar, se coloque no lugar dele. Tenha empatia e compreenda a sua realidade e conflitos. Não esqueça que seu filho ainda está em formação e que às vezes ainda não compreende maneiras de se expressar e conduzir uma situação.
- Tenha diálogo: faça do diálogo uma rotina mesmo que no dia a dia seja difícil. Cultivar boas conversas e compartilhar coisas da rotina individual de cada um, será recompensador e os aproximará cada vez mais. Demonstre segurança e confidencialidade a sua criança.
- Evite enfrentamentos: evite se apresentar de forma agressiva com seu filho. Desenvolva a inteligência emocional para controlar suas emoções em momentos que exigem muito controle. Lembre-se que você é o adulto da relação e que o filho aguarda na verdade é orientação.
- Tenha hobby em família: essa é uma das melhores maneiras de aproximação e conexão, porque são momentos de prazeres, de diversão, lazer e alegrias. Ajuda muito a estreitar essa relação.
- Mostre que tem confiança nele: confiar exige confiança. Valorize a opinião dele. Compartilhe suas preocupações diárias, suas experiências e o inclua em algum de seus projetos.
- Dê liberdade: é importante para o desenvolvimento dele. Permitir que ele tenha as próprias experiências, promoverá que se torne um adulto mais confiante e seguro.
Diante destas dicas, reflita sobre como tem desenvolvido sua relação com seu filho. Tem se dedicado o suficiente? Tem se esforçado? Aqui tem boas dicas. Aproveire! Siga e será mais feliz!