Do lado de fora há muitos lugares para se aprender

O que se aprende na escola precisa ser vivenciado fora dela.

Essa vivência fica mais rica quando a família se envolve no processo e cria uma cadeia de aprendizagem.

 

 

Existem escolas que são referência mundial em educação. Algumas dessas escolas estão na Finlândia. Ao estudar sobre o sistema educativo da Finlândia, o pesquisador espanhol Javier Melgarejo percebeu que um dos princípios que alavancam os resultados qualitativos da educação desse país, é o fato de que a família está sempre engajada com todo processo escolar.

Mais que matricular o filho na escola, a família que se compromete em ser parceira e opta por dar continuidade, fora dela, em ações que visam consolidar o ensino, geram em seus filhos experiências ímpares e eternas.

Hoje em dia temos em mãos materiais didáticos fantásticos, produzidos por sistemas de ensino atuais e em constante reformulação. Porém, quando o estudante tem a oportunidade de vivenciar fora do livro, conteúdos que estão lincados à vida, a aprendizagem torna-se muito significativa.

Quando o aluno consegue observar que o que está nos livros, está também no mundo lá fora, ele gera uma conexão que faz com que todo o processo de aprendizagem se consolide. Esse tipo de atividade, “rompe a concepção de que o que se aprende na escola está separado do dia a dia”, confirma Monique Deheinzelin, doutora em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo.

Por isso, a família que aproveita dos saberes escolares e transpõe esse conhecimento para a vida, está contribuindo de maneira generosa e efetiva na qualidade da educação. E o mais interessante, é que a vivência de um estudante pode impactar positivamente em toda uma sala de aula. Já parou para pensar nisso?

Quando o aluno tem a possibilidade de acessar um repertório de vivências fora do ambiente escolar, ele é capaz de fazer maiores conexões com o processo de aprendizagem tornando assim, o ambiente escolar mais real e significativo para ele.

Diante dessa análise, meu convite é para você família, a se engajar cada dia mais com o que a escola tem ensinado a seu filho. Para isso sugiro que você:

– Procure ficar por dentro dos conteúdos que estão sendo ensinados diariamente na escola, assim você poderá promover momentos ensináveis junto ao seu filho;

– Não perca a oportunidade de dialogar com ele sobre o que viu na aula no dia de hoje, assim você poderá promover um diálogo saudável e rico com seu filho. Isso fará que ele se sinta importante e entenderá que seus saberes possuem valia;

– Organize passeios em família a locais que o conhecimento pode ser mais explorado. Museus, instalações, parques, bibliotecas, livrarias são ótimos lugares para afinar os relacionamentos familiares e aprender ainda mais;

– Seja intencional. Planeje atividades em que seu filho terá a oportunidade de colocar saberes escolares em prática. Por exemplo: peça ajuda a ele para fazer compras e converse sobre economia, sistema monetário e sustentabilidade. No trajeto da escola para casa aproveite os momentos para falar das questões sociais que estão presentes na rota. Leiam juntos e conversem sobre assuntos encontrados no livro, discutam sobre notícias que estão presentes nas redes sociais e aprendam juntos sobre questões políticas e econômicas, enfim, planejando bem qualquer situação pode ser ensinável.

O mais importante disso tudo, é que do lado de fora da escola há muitos lugares para se aprender. Aproveitem juntos!

 

6 thoughts on “Do lado de fora há muitos lugares para se aprender

  1. Helen Turatti says:

    Um texto leve e oportuno. Afinal vivemos dias tão corridos e nos esquecemos de ser intencionais nas experiências com nossos para conectar a escola no viver diário.
    As sugestões práticas são criativas e fáceis de aplicar. Pequenas mudanças, mas que muito fazem para criança, para as famílias. Para hoje e para o futuro.

  2. Paula Roberta Sousa Fernandes says:

    Gostei muito da matéria Como professora posso afirmar que são orientações excelentes para serem desempenhadas pelas famílias e que contribuem para o aprendizado complementando o que trabalhamos em sala de aula.

    • Thaise Meneguelli Cassette says:

      Ninguém melhor que uma professora para endosar uma reflexão como essa. Certamente você percebe niítidamente o diferencial entre uma criança que tem a família cmo parceira com outra que não tem. Não é verdade?

  3. Noemí Mendes says:

    Reflexão excelente e extremamente relevante! O paradigma educacional na atualidade requer aprendizagem significativa, ativa e colaborativa.

    • Thaise Meneguelli Cassette says:

      E verdade Noemí, quanto maior a colaboração e parceria entre a escola e a família, maior o engajamento do estudante. Assim, todos saem ganhando.

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