Rotina é bom? A importância da rotina familiar para o processo de aprendizagem.

 

Gostaria de iniciar nosso diálogo semanal, convidando você, leitor(a), a pensar sobre a palavra “ROTINA”.

Não existe nada melhor que entender a etimologia de uma palavra para que a nossa mente se abra para novas possibilidades, e é esse movimento que gera novas possibilidades de reflexão e crescimento.

A palavra rotina deriva do Francês routine, “trilha batida, curso costumeiro de ação”, de route, “rota”, do Latim rupta. Observe que o significado se prende ao dar caminho, ordem, e não está ligado simplesmente a questões de horários ou ações enfadonhas por si só.

Você sabia que ter uma boa rotina é muito importante para que tenhamos um dia organizado, estruturado e produtivo? Sabia que uma boa rotina abre espaço para melhorar a qualidade da aprendizagem?

Vou te contar um segredo, nosso cérebro é “bem preguiçoso” e está sempre em busca de se manter na zona de conforto, nosso cérebro anseia por rotina. Isso porque a rotina diminui o seu esforço mental e economiza energia. Nos momentos em que temos uma rotina estabelecida, o cérebro não precisa ficar pensando tanto no que tem que fazer. Isso diminui de maneira considerável o nível de energia que ele utiliza para estruturar e se organizar.

Além de diminuir o esforço cerebral, a rotina ajuda a dar previsibilidade e previsibilidade é saber exatamente o que precisa ser feito e como deverá ser feito, ou seja, para que as nossas ações sejam previsíveis é importante que haja uma sequência e um bom planejamento. Quando estabelecemos isso, promovemos uma rotina saudável a qual todos nós precisamos.

Assim, entendemos que se o cérebro conseguir gastar menos energia em atividades simples que podem transformar-se facilmente em rotina, sobrará tempo para focarmos na execução de tarefas que realmente precisarão de esforço. Logo, concluímos que quando temos rotina, nos tornamos mais produtivos e propensos a receber mais ensimanentos.

Se essa realidade serve para os adultos, imagine então os benefícios que a rotina pode trazer para a vida escolar de uma criança!

Diante desses fatos científicos, desafio cada família a promover rotinas sadias em suas casas, assim, a criança ao chegar no ambiente escolar (que também deve ser organizado e planejado mediante a rotinas diárias) terá possibilidades de receber novos conhecimentos de maneira menos desgastante. Com a mente fresca, a chance de engajar será muito maior, pois a organização traz para a vida diária menos correria, menos stress infantil e mais tranquilidade para aprender.

Deixarei abaixo algumas dicas para que você contribua para a construção da rotina de seu filho, em casa.

  • Programe a agenda “pré” escola. É importante que a criança saiba exatamente o que precisa ser feito antes de ir para a escola, como por exemplo: organização do material escolar, realização das tarefas de casa, tempo hábil para a execução dos trabalhos a serem entregues e estudos diários. Um quadro de rotina ou um checklist ajuda muito nesse caso.

 

  • Tão importante como o que será feito antes de ir para a escola, ter planejado o “pós” escola também é necessário. Defina o que deve ser realizado diariamente na rotina de estudo de seu filho. Exemplo: Tarefas de casa deverão ser realizadas diariamente, assim que forem enviadas, independente do dia que deverão ser entregues. Tarefa dada, tarefa realizada, tarefa estudada. Em não relação a isso, não haverá procrastinação.

 

  • Estabeleça o melhor dia e horário para a realização de cada atividade de seu filho e mantenha a constância. De acordo com a neurociências, seu cérebro precisa de 21 dias para internalizar novos hábitos. Acordar, dormir, praticar esportes, tomar balho, fazer tarefas da escola no mesmo horário é muito importante. Claro, que devemos ensinar sobre flexibilização também.

 

Enfim, estabelecer rotina é um processo, que deve começar em casa, com a família. Uma família organizada e com rotina ajuda a promover a formação de uma criança com mais autonomia e responsabilidade, contribui para diminuir o stress em casa e fora dela e aumenta a produtividade e a propensão para aprender coisas novas.

Creio que esses são motivos muito importantes para que se na sua casa ainda não se tem um ambiente organizado e com rotina, que vocês possam começar o quanto antes.

Me diga nos comentários, como é a rotina na sua casa e família?

Se achou válida essa leitura, compartilha.

 

2 thoughts on “Rotina é bom? A importância da rotina familiar para o processo de aprendizagem.

  1. Helen Turatti says:

    Interessante já iniciarmos a leitura descobrindo a origem da palavra rotina e que ela nasce do conceito “curso costumeiro”, dar o caminho, porque a partir dai já seguimos a leitura compreendendo que o lugar da palavra rotina não deve ser aquele lugar de algo massante e arbitrário, mas sim o ponto previsível, estável e de caminhar tranquilo.
    E então temos que concordar que não há lugar melhor para a educação estar do que este lugar.
    Obrigada pelas dicas, as crianças, pais e famílias agradecem. Conteúdo prático que transforma!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *