O QUE É A MOTIVAÇÃO ALIMENTAR

O QUE É A MOTIVAÇÃO ALIMENTAR

Motivação é um impulso, um sentimento que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos; E é um termo oriundo do latim motivus, movere, que significa mover, o que impulsiona a agir de determinada forma, justificando um comportamento.

O seu sentido original fundamenta-se no processo no qual o comportamento é incentivado, estimulado ou energizado por algum motivo ou razão.

A motivação é essencial para a vida, para entender o comportamento humano e para compreender o que faz com que alguém aja de determinada forma.

Uma questão inicial a ser compreendida é que ninguém é capaz de motivar o outro. Falamos muitas vezes em motivar nosso paciente, mas a motivação é um aspecto individual.

Cada indivíduo tem a capacidade de se motivar ou desmotivar, conhecida como automotivação, ou motivação intrínseca, que ocorre por meio de uma força interior, e pode mudar ao longo do tempo e sofrer influências internas e externas.

  • Ao aprender, explorar ou tentar compreender algo novo;
  • Ao tentar realizar uma tarefa, o desafio de criar algo ou se superar;
  • Pelo estímulo das sensações prazerosas associadas às mudanças (inclusive estéticas) que influenciam os sentidos;

Assim, se alguém come de maneira saudável porque sente que é bom para seu corpo e sua vida, e faz bem em geral, ela é intrinsecamente motivada. Podemos, portanto, estimular, incentivar e impulsionar o motivo dos outros. A motivação para a realização de qualquer mudança se dá pela consciência, e depende do momento de vida da pessoa (desejo, confiança e prontidão para mudar).

Uma alimentação saudável é a base do bem-estar isso é uma grande automotivação. O quanto você tem se auto motivado?

 E é isso que torna o trabalho do Nutricionista Clinica Comportamental tão minucioso e fundamental na vida do paciente.

Dra Alessandra Carneiro

Nutricionista Clinica Master PNL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *