Globo tem tarefa de casa de repaginar as dinâmicas e votações para garantir os milhões de reais em publicidade no próximo ano
O BBB 23 finalmente chegou ao fim, e o alívio do público não é porque ele voltará a dormir um pouco mais cedo durante a semana. Apesar do elenco promissor, a edição que consagrou Amanda como campeã foi um fracasso de audiência e teve as menores votações da história do programa.
Mas, como a Globo chegou até aqui? O primeiro ponto importante a ressaltar é que as reclamações não vêm de agora. Nos últimos anos, o público passou a se sentir impotente quando jogadores como Juliette e Arthur Aguiar passaram a conquistar torcidas organizadas tão poderosas que os tornaram vencedores do programa.
Quem assiste direto do sofá, ou seja, não está ligado nas redes sociais acompanhando o reality, não tem a mesma motivação de passar horas votando no Paredão do BBB. Com finais esperadas, não há suspense e, consequentemente, não há entretenimento. É difícil querer acompanhar qualquer jogo assim, muito menos um que acontece 24 horas por dia.
Pouca gente, pouco voto
Em 2023, o jogo foi dividido em dois quartos: o Fundo do Mar, com jogadores como Domitila, Fred Nicácio, Sarah Aline e Cezar Black; e o Deserto, com Aline, Amanda, Bruna, Larissa, Fred Desimpedidos, Cara de Sapato e mais. As “desérticas” conseguiram chegar no Top 4 com um grupo de fãs empenhados, que se uniram em mutirões para garantir a saída dos inimigos marítimos em todos os paredões da reta final do programa.
A saída de Cezar Black, Domitila e Ricardo Alface refletiram na audiência, que caiu consideravelmente nas últimas semanas. Mas, não só na reta final do programa, o BBB 23 foi marcado por uma baixa audiência e pouco engajamento nas votações.
Segundo a Globo, a média de audiência do programa na TV aberta foi de 19 pontos — uma queda considerável em comparação com a edição anterior, que obteve 22 pontos na semana da final.
A diferença também foi observada na votação que consagrou Amanda como campeã na noite de ontem: foram 76 milhões de votos ao todo. É a final com menor engajamento desde que os votos migraram do SMS para a internet.
Para efeitos de comparação, o Paredão que tornou Arthur Aguiar o vencedor da edição de 2022 teve 10 vezes mais votos, alcançando 751 milhões. O de Juliette, em 2021, teve 633 milhões, sendo que cerca de 570 milhões (90%) foram só para ela.