Como o autoconhecimento pode ajudar você a superar o sentimento de rejeição

Desde crianças vivemos experiências que nem sempre são positivas, ao contrário, são negativas e elas nos deixam marcas. Traumas e marcas profundas, sentimentos tóxicos, de rejeição que são responsáveis pelas nossas fraturas emocionais.

Quando temos este sentimento, criamos defesas para que ninguém nos machuque novamente. Pessoas assim, são marcados pela dor, ressentimentos e tendem a perdurar na fase adulta.

Ficamos resistentes, ásperos e muitas vezes para não sermos criticados adotamos um comportamento arrogante, firme, mantendo uma posição rígida para esconder o sentimento de falha ou dor. Chamamos isso de vício emocional.

Fonte: https://www.fragatha.com.br/

 

Trata-se de um comportamento que se repete constantemente, às vezes de forma consciente outras inconsciente para que o indivíduo se sinta protegido. Muitas vezes a consequência é o isolamento, solidão, relacionamentos destrutivos, carreiras profissionais sem perspectiva.

Emoções negativas devem ser tratadas o quanto antes para evitar que elas aumentem ainda mais. O maior problema ocorre quando a pessoa não consegue esquecer o passado de rejeição, de experiências ruins. Esses vícios emocionais vão se fazendo presentes ao longo da vida e comprometendo todas as áreas da vida.

Para eliminar esses vícios emocionais é importante que identifique os padrões que tem repetido em sua vida. Importante analisar a relação consigo mesma, com a família, com os amigos próximos, com os parceiros amorosos e até mesmo às relações de trabalho. Então se pergunte: tem feito as escolhas certas? Tem se permitido amar e ser amado? Ou está em constante busca de relações e pessoas que te fazem mal?

Sabendo quais são estes padrões e dores, perceba como elas agem em sua vida. Então passará por um profundo autoconhecimento que te permitirá se sentir, ver suas necessidades e desejos, suas virtudes e deficiência. A partir de então, se perdoe, perdoe as pessoas que em algum momento de sua vida lhe causou mau e que podem ter trazido medos e traumas.

Todo indivíduo precisa retirar os ressentimentos, dores, mágoas que muitas vezes destroem toda perspectiva de futuro. Quando se atinge este nível de perdão, crescemos exponencialmente.

Por fim, saiba que todos nós temos pontos fortes. Retire momentos para se dedicar a você mesmo. Invista em cursos, estudos, tempo de qualidade para você. Se pergunte: o que gosta de fazer? Quem é você? Quais são suas qualidades? Quais seus sonhos de vida? O que pode ser melhor?

Fortaleça sua identidade. Permita-se. Muitas vezes é preciso se descobrir ou redescobrir-se. Não se esqueça que as pessoas nos amam e nos respeitam por quem somos de verdade. Valorize-se e não deixe para amanhã. Comece hoje!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *