A autossabotagem é um comportamento consciente ou inconsciente de colocar impedimentos, obstáculos nas tarefas, procedimentos e ações que o indivíduo precisa realizar. É um mecanismo de defesa contra conflitos internos que em quase todos os casos ao invés de proteger, acaba prejudicando o próprio indivíduo.
Quantas vezes diante de um medo ou diversos insucessos recorrentes, a pessoa tem medos, mente para si mesmo para não mudar de situação ou se paralisa? Isso muito comum. Geralmente a pessoa “se engana”, arruma “desculpas”, organiza-se internamente e externamente para não tomar uma atitude, ação e com isso se torna nocivo para si mesma.
Vale mencionar que nem sempre a pessoa tem consciência deste tipo de comportamento. Não percebem. Na maioria dos casos, a pessoa se acostumou a se autossabotar e pode ter origens em traumas ocorridos na infância. As experiências e falas de familiares se convertem em comportamentos e sentimentos negativos.
Quanto de nós, sofremos uma crítica por um familiar, e mesmo que não tenha sido intencionalmente nos provocou perturbações em pequeno, médio ou a longo prazo? “Eu estou te avisando!”, “Não faça isso!”, “Você não consegue”, “Você é pequeno ou grande demais para isso!”, “Olha sua idade!”. Todas estas são frases comuns de se ouvir e falar. Todas podem promover sentimentos de inferioridade, incapacidade e medo.
Temos que ter muito cuidado. Muitos de nós criamos nossos filhos como nossos pais nos criávamos. Os limitamos, criamos neles crenças que podem ser irreversíveis, para alguns.
Então, como identificamos a autossabotagem? Posso te dizer que as pessoas que possuem este hábito, veem as coisas sempre pelo lado negativos das coisas e das situações. São pessoas que possuem muito medo de errar, adiam tarefas importantes, insistem em ser autossuficientes tem medo de delegar tarefas, por mais simples que seja. Outra característica é se comparam demais com os outros.
Mas afinal, como lidar com isso e superar esse comportamento escasso? A primeira dica que te dou é assuma o protagonismo da sua vida. Assuma suas escolhas com responsabilidade e aceite as consequências com coragem.
Invista em autoconhecimento para que você possa se entender melhor e criar habilidades que facilite sua vida. Identifique a fonte de autossabotagem, peça ajuda a profissionais se preciso for. Estabeleça metas e desenvolva estratégias para conquistá-las. Fortaleça sua autoestima. Por fim, entenda que perfeição não existe e que somos constante mudança e lapidação.
Agora me diga: você se autossabota? Quando isso acontece? Reflita! Vamos conversar?
Siga as dicas acima que tenho certeza de que viverá de forma mais harmônica.
Isso é real, uma luta diária
Para todos nós em um de determinado momento. Temos que vencer a nós mesmos neste desafio. Gratidão por você.
realidade, somos escravos desses sentimentos.
Real, mto real