POSITIVIDADE TÓXICA: CUIDADO!

O fenômeno positividade tóxica caracteriza-se pelo exagero de uma visão positiva de tudo, incluindo as situações ruins. Com certeza você deve conhecer uma pessoa assim: que acha que devemos “pensar positivo” em qualquer situação.

Refere-se a ideia de que os pensamentos positivos devem estar acima de quaisquer emoções ou situações. Não se trata de ver as coisas com otimismo que propõe uma perspectiva mais leve das situações e da vida, trata-se de uma positividade imposta excessivamente como a única maneira de resolução de problemas.

Quantos de nós, em algum momento ou situação sentimos nossas emoções invadidas? Ou ignoradas? Quantas vezes ouvimos frases advindas por aquela pessoa que não se sensibiliza ou desconhece a situação mas que compara: “Bobagem, isso não é nada, já vi coisas piores”, “ Já passei por isso e não morri”, ou ainda aquelas frases prontas: “vai ficar tudo bem”, “esquece isso que não é nada”.

Existem ainda pessoas tóxicas que dizem “você está sofrendo com isso? Pensa naquele que está na UTI”, “pelo menos você mora na casa dos seus pais” ou ainda “pelo menos você está vivo”, invalidando a pessoa ou a situação fazendo com que o indivíduo acredite que não é grato e que por isso talvez esteja merecendo viver tal situação.

Não é simples quanto parece. Você talvez possa estar pensando: mas qual o problema de focar somente no positivo? Pensar no positivo não é o problema, mas sim acreditar o tempo todo que a saúde mental e física é potencializada com a eliminação total dos sentimentos e pensamentos positivos.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/

A vida real não é assim, ela também é feita de problemas e situações negativas. Vivenciar algumas delas são importantes para o crescimento e desenvolvimento emocional de cada indivíduo. Também ganhamos com acontecimentos ruins, pois ganhamos experiências somadas a aprendizados que antes não tínhamos. Por mais difícil que seja a realidade, a única maneira é encará-la, aceita-la para depois ver o que fazer, tomando atitudes saudáveis e conscientes.

Quando negligenciamos nossos sentimentos e/ou reprimimos nossas ações e reações de alguma maneira se tornará prejudicial. Ao acumularmos sentimentos ruins dentro de nós, podemos ter consequências futuras ruins tais como ansiedade, depressão, raiva e podendo em algum momento vivenciar uma “explosão”.

Importante em qualquer situação é ter o equilíbrio. Ter um discurso excessivamente otimista, ou se tonar vitima da situação não é saudável e não resolve os problemas. Lidar com as emoções e não fugir delas é fundamental para se ter saúde mental, desenvolver a resiliência e o autoconhecimento. É ter sabedoria para lhe dar com as coisas que não estão sob controle.

Portanto, busque ter positividade em qualquer situação, busque ver o lado bom das coisas, se permita falhar, mas busque a forma equilibrada de viver respeitando a você, aos outros e os seus sentimentos. Tenho certeza de que ganhará muito com essa postura e será mais feliz.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *