Patrícia Caetano

Introdução: Conheça a inspiradora história da jornalista que revolucionou a comunicação no Triângulo Mineiro. É presença marcante na nossa região em grandes eventos, em causas sociais, nas mídias digitais, em propagandas de empreendedorismo, na televisão e sempre na luta pela igualdade e respeito ao próximo.

[olho] “Eu sou a Patrícia que pode ser sopro ou suspiro, na mesma intensidade. Posso ser uma leve brisa ou uma ventania. Reverencio o que sou, o que me tornei e a mulher moderna de hoje: em constante construção.”

Em uma edição em homenagem ao mês das mulheres, não poderíamos ter escolhido ninguém melhor que Patrícia Caetano para a nossa capa. Ela se encaixa perfeitamente pela multifuncionalidade. É jornalista, apresentadora, cerimonialista, comunicadora, influencer, mãe, esposa, amiga, filha, irmã, é Patrícia.

Patrícia é movida pela música e se considera totalmente eclética. Seu maior hobby é viajar. É apaixonada por animais! Se mantém em projetos sociais como: arrecadação de alimentos e roupas, participação em eventos voluntários e tem uma parceria de longa data com o Hospital do Câncer de Uberlândia.

 Há mais de 10 anos, juntamente com a Cacau Show de Uberlândia, promove um projeto de Páscoa em que juntas distribuem ovos para mais de 150 crianças carentes e pacientes infantis em tratamento, além disso promove campanha de Natal onde distribui panetones para o tradicional bazar do Grupo Luta pela Vida; participa, ainda, de palestras educacionais em prol do conhecimento, tudo movido pela grande fé que leva em sua trajetória.

Patrícia sempre foi uma menina inquieta, observadora, questionadora e já com o dom da comunicação desse a tenra idade e, acreditem, desde jovem já sabia qual caminho seguir: Comunicação, inerente a ela. Com 13 anos já trabalhava esporadicamente empacotando presentes em datas especiais em uma loja no centro da cidade, a então Bazar Oriental; ajudava a mãe a vender Tupperware; aos 15 anos foi telefonista da Rádio 95 FM; vendia semijoias; sempre teve a educação como base para prosperar, sendo que aos 16 anos teve a oportunidade de fazer um intercâmbio em Londres, na Inglaterra, onde adquiriu uma experiência única que traria tantos benefícios no futuro; e aos 17 anos ingressou no curso de Comunicação Social na antiga FIT, hoje UNITRI.

Aos 20 anos, Patrícia passou por uma depressão, um momento muito delicado. Foi um processo de recuperação difícil, mas ela nunca desistiu e, mesmo em momentos desafiadores, sempre retira inúmeros ensinamentos. Em busca de se superar diariamente, ela faz questão de se superar e tentar ser a melhor em tudo que se propõe a fazer. Esta é Patrícia Caetano.

O maior orgulho da jornalista é a família. Geraldo Caetano (pai) é formado em administração de empresas e ciências contábeis e trabalhou por 39 anos no Grupo Algar, na área financeira. Ele sonhava em ver sua filha se formando em Direito, mas apoiou a escolha da Patrícia quando percebeu que a decisão por jornalismo ia além de uma simples paixão. Patrícia tem dois irmãos: Marcus Vinicius e Michele.

Dentre eles, é a única que atua na área da comunicação e, por isso, a intitularam a porta-voz da família. Já a mãe de Patrícia, Terezinha Caetano, é o maior exemplo de força e representatividade na vida da jornalista, visto que foi professora, bancária e, hoje, após retorno à universidade aos 53 anos de idade, se formou nutricionista e é grande exemplo de resiliência e superação.

Patrícia afirma que a relação com seus pais é maravilhosa e se emociona ao dizer que é grata pelo legado que eles deixaram para os filhos e para os netos: “O exemplo arrasta. Eu tenho muito orgulho, encho a boca para falar quem são meus pais.”

[olho] “Eu encho a boca para falar quem são meus pais”

Um dos maiores acontecimentos da vida de Patrícia foi o nascimento da sua única filha, a Sofia, hoje com 15 anos, é estudante e o maior sonho de mãe é o sucesso profissional da filha. “A educação é primordial, é o bem mais precioso que eu posso garantir para que ela tenha uma carreira de sucesso. E no mais, a Sofia é um doce, é uma filha incrível, é minha amiga, minha confidente, uma menina de ouro, muito exemplar. O nosso amor é recíproco, é visível e muito presente.”, afirmou.

Patrícia teve um relacionamento de 30 anos com o pai de Sofia, Júnior (in memorian). Mesmo depois da separação, continuou sendo um excelente pai e um grande amigo e parceiro nos cuidados e educação da filha. A perda do companheiro de história foi um marco pesado e desafiador para elas. “Ele foi uma pessoa essencial nas nossas vidas, sou muito grata por tudo que construímos e compartilhamos juntos e pela filha que ele me permitiu ter”, confidenciou.

Atualmente, Patrícia é casada com Fabrizio, cuja história foge de todos os padrões e clichês românticos que estamos acostumados a contar. Eles se conheceram, acreditem, pela internet há quase cinco anos, por meio de uma amiga em comum, quando ele viu uma foto postada das duas e se recordou que eram a linda moça da televisão, que ele assistia quando morava na região, e uma grande amiga que morava em Belo Horizonte e, ao entrar em contato para falar sobre esta coincidência, começaram a conversar e, inicialmente, se tornaram grandes amigos.

Na época, Patrícia estava em um processo de separação do primeiro casamento e com planos de se mudar com a filha para Miami. A amizade foi tomando outros rumos e o encantamento foi inevitável, mas ainda havia ressalvas e planos que pensava em realizar. “Eu fui bem sincera com ele quando disse que não tinha interesse em me relacionar com ninguém e somente após 6 meses de contato o relacionamento amoroso se iniciou. O nosso primeiro encontro foi em Romaria-MG. Eu fui com uma amiga para a festa em prol de Nossa Senhora da Abadia, em um show do Sidney do Cerrado e foi um encontro inacreditável…”

 

“…Coisa de cinema, rs. Ele se atrasou. Nós combinamos às 20h e ele chegou já era mais de meia noite, com uma roupa muito maior que ele, falando que tinha sido assaltado a mão armada e levaram suas roupas, telefone e o carro e eu não acreditei até ele mostrar um vídeo do assalto, somente no dia seguinte. Na hora percebi que ele realmente estava muito empenhado em me conquistar. Depois do assalto, ele foi para casa de um grande amigo que o incentivou em ir ao meu encontro e ofereceu seu carro, seu celular e suas roupas, que por sinal, eram muito maiores do que ele, isso tudo para me ver. Vejam só, quando tinha tudo para dar errado, o destino e o amor conspiraram a favor”.

 

 Patrícia conta que começou a se interessar por Fabrizio quando ele morava em Brasília e que desistiu de ir embora para Miami, pois tinha encontrado nele o amor, o cuidado e a proteção que precisava. Logo veio o pedido de noivado, o casamento e hoje vivenciam um amor único e especial. “Ele me completa em todos os sentidos, é o grande amor da minha vida!”, contou a jornalista.

[olho]  “Ele me completa em todos os sentidos, é o grande amor da minha vida.”

Patrícia tem hoje uma presença marcante e relevante nas redes sociais, representando empresas, produtos e serviços renomados no mercado. No Instagram, são quase 70 mil seguidores e no Facebook mais de 20 mil, público fiel que a acompanha desde os tempos de televisão por sua credibilidade, postura e profissionalismo. Mesmo tendo uma rede de apoio, ela faz questão de gerenciar as suas páginas para fortalecer o relacionamento, cada vez mais, com os seus clientes, seguidores, admiradores e fãs.

Para ela, essa é a melhor forma de retribuir todo carinho e confiança que recebe deles. “Minha relação com eles é maravilhosa e o sentimento de gratidão é gigante, por terem contribuído tanto para chegar aonde cheguei.”, contou Patrícia.

A facilidade de divulgação e comunicação nas plataformas digitais é inerente a ela, porém, a comunicadora não dispensa, jamais, o contato físico com o público. Durante a pandemia, Patrícia teve dificuldades de se adaptar ao novo formato de trabalho e, sobre isso disse: “Eu sou muito fã do contato! Eu gosto do abraço, do beijo! Gosto de olho no olho; de tomar café com as pessoas, trocar ideias, fazer “network”, conversar, compartilhar… Nada me deixa mais feliz que estar perto de pessoas. Foi muito difícil lidar com a situação porque a única forma que eu tinha de me manifestar, era passando a mensagem de que eu estava ali, mas era triste saber que essa disponibilidade era aberta apenas para uma conversa online. As redes sociais aproximam as pessoas, mas manter o contato físico é indispensável e eu sentia falta disso todos os dias.”

Fora das redes sociais, Patrícia é também é uma mulher que prioriza momentos ao lado da família e dos amigos, preza as coisas boas e simples que o dia a dia e a correria não permitem que ela aproveite. “Eu amo estar com a família, ver filmes, maratonar séries, brincar com a minha cachorra, levar minha filha para o cinema, namorar, passear, viajar, receber os amigos. É o tempo que eu tenho para aproveitar com quem eu amo. Eu vivo o amor!” Declarou a jornalista.

[olho] “Eu vivo o amor!”

Com tantas conquistas alcançadas, para Patrícia, é impossível definir apenas uma, mas destacou quatro delas. A primeira foi o estágio na TV Universitária, onde teve oportunidade, durante 3 anos no período de sua graduação, de apresentar o telejornal Cidade e Serviço, passar pela assessoria de comunicação e ainda pela Rádio Universitária, o que contribuiu bastante para aliar a teoria à prática e sua entrada no mercado de trabalho.

O segundo momento foi o convite para apresentar o Jornal da Vitoriosa, na Rede Vitoriosa (SBT), mesmo com a formação recente, ela se encontrou na televisão, um dos meios de comunicação mais importante que temos e lá, ela ficou por 11 anos.

 Já a terceira conquista foi a atuação na TV Integração (Rede Globo), onde Patrícia começou como repórter júnior e, logo em seguida, se tornou âncora do MGTV 2ª edição, onde participou na migração para TV digital, permanecendo por 5 anos e a quarta, e não menos importante conquista, foi o trabalho para a TV Paranaíba (Record), em que a jornalista apresentou o Manhã Total, permanecendo na emissora por 4 anos.

Nesta etapa, Patrícia revelou um outro perfil na televisão onde, diferentemente de um noticiário jornalístico, ela encarou um novo desafio de mostrar sua performance comportamental, em um sofá, entrevistando pessoas, fazendo merchandising, apresentando receitas, atrações musicais, se tornando um divisor de águas na carreira da jornalista, o que a permitiu uma transição natural e espontânea para as redes sociais.

Além de apresentadora, Patrícia também se destacou na área acadêmica, foi professora no Centro Universitário do Triângulo – UNITRI, onde era responsável por 5 disciplinas, entre práticas e teóricas, no Curso de Jornalismo. Uma oportunidade única de ensinar e trocar experiências com os alunos, os quais hoje, vários são colegas de sucesso no mercado de trabalho, tudo proporcionado pela realização de um curso MBA na Fundação Cásper Líbero em São Paulo, onde era necessário cumprir horas-aula em sala de aula.

Incansável nos sonhos e projetos, decidiu empreender e teve um quiosque de pizza no Terminal Central da cidade, com patente própria e que até hoje está em funcionamento no local, ao mesmo tempo que trabalhou no Grupo Algar, especificamente na Unialgar executando roteiros de EAD, apresentando eventos e entrevistando os gestores do grupo. “Hoje eu posso dizer que eu sou totalmente realizada com a minha vida profissional. Ainda quero fazer muito, mas o melhor de tudo, é olhar para trás e poder dizer: Eu consegui, eu conquistei!”, contou.

[olho] “O melhor de tudo, é olhar para trás e poder dizer: Eu consegui, eu conquistei!”

O jornalismo carrega consigo a diversidade de notícias, de entrevistas que têm um grande fardo de levar informações sobre grandes desastres. As provações nas vozes de apresentadores são inerentes à vida de qualquer pessoa, principalmente nos tempos atuais, onde há um aumento representativo do desemprego, da violência, de doenças e tragédias.

Patrícia foi e é uma das principais vozes de comunicação da nossa região, pois conduziu matérias com temas fortes e chocantes, como os relativos ao SOS Mulher, Penitenciária, IML e Conselho Tutelar, acompanhando o sofrimento da população e sempre se mobilizando com cada situação. Por outro lado, teve o privilégio de conduzir entrevistas de grandes nomes da nossa cidade, como: Dr. Luiz Alberto Garcia (Grupo Algar), Alair Martins (Grupo Martins), Dilson Pereira (Grupo Arcom), entre outros.

Como apresentadora, acompanhou de perto e entrevistou os colegas de profissão: Ana Paula Padrão, Celso Zucatelli, Ana Hickman, Ticiane Pinheiro, Marcos Mion, Rodrigo Faro, além e vários outros apresentadores e artistas.

Com as incontáveis matérias, de milhares de temas diferentes, as preferidas eram as relacionadas àquelas que traziam benefícios à comunidade, o cuidado a idosos e as que envolviam a adoção de crianças. “Eu adorava ver as crianças ganhando um novo lar, era comovente fazer parte daquele momento tão especial para a família e para a criança. É muito satisfatório ver que iam receber carinho, cuidado e amor. Tudo que é voltado ao público me faz muito bem”, destacou.

Ao longo da carreira, Patrícia foi homenageada com honra ao mérito em mais de 15 oportunidades e se orgulha por cada um deles. Mas uma das memórias que ela carrega com muito carinho e estima foi a época em que acompanhou o trabalho da redação de jornalismo no SBT, em São Paulo.

Em uma destas oportunidades, pode participar das gravações do Programa Silvio Santos, inclusive com participação direta, no palco, em um dos quadros do programa e, durante o intervalo, ela não perdeu a oportunidade de conversar diretamente com o apresentador. “Foram 5 minutos inimagináveis, uma emoção sem fim, frente a frente a uma sumidade da comunicação mundial”, relata Patrícia.

Mesmo com acesso livre dentro da emissora, ela nunca imaginou que essa conversa seria possível. Com tamanha humildade, ela perguntou se ele teria um conselho para a jovem jornalista. E o conselho foi: “Nunca deixe de amar o que você faz. Leia até bula de remédio que você vai chegar longe. Nunca deixe de ser essa pessoa com vontade de crescer e de aprender.” Patrícia seguiu à risca cada palavra, foi um momento único e motivador na vida dela.

[olho] “Eu adorava ver as crianças ganhando um novo lar”

O projeto Conexão P, dirigido por Patrícia, esteve disponível no site do G1 Triângulo. O programa possibilitou um contato mais próximo com a comunidade, focando apoio para a vida pessoal e profissional, com dicas de saúde, beleza, lazer, culinária, dietas e diversas outras.

Nele, a apresentadora disponibilizou aos internautas um espaço para serem ouvidos, para tirar dúvidas e motivar o empreendedorismo. Para este ano, Patrícia está preparando grandes novidades para os seus seguidores e uma delas é o retorno do Conexão P, dessa vez, em formato de podcast ou canal no Youtube. Os últimos detalhes estão sendo ajustados por ela, mas ainda não tem uma data definida.

 

Como cerimonialista, Patrícia marca presença em grandes eventos como o Top Of Mind, eventos da Algar, Arcom, Martins, Center Shopping, Arroz Vasconcelos, Fenabrave, em São Paulo, onde teve oportunidade de conduzir os trabalhos com a presença do então Presidente da República Michel Temer, e, inclusive, foi mestre de cerimônia do lançamento da 12ª Edição da Revista Soberana.

 

 “Eu arrepio de pensar que antes eu estava nos bastidores e hoje eu sou a protagonista do lançamento. Eu recebo com muito carinho, esse reconhecimento é um motivo de muita emoção. Eu sempre estive do outro lado fazendo tudo acontecer, entrevistando, celebrando, divulgando, e hoje, conheci um novo sentimento. É surreal! Mais um grande marco na minha história. Eu não tenho palavras que possam expressar a alegria, o prazer e a honra de estampar uma das capas da Revista Soberana. Eu nunca imaginei que iria representar todas as mulheres em uma revista tão renomada, contando a minha trajetória e sendo homenageada. Associar a marca Soberana a Patrícia Caetano, para minha profissão, é mais uma conquista.” contou

[olho] “Associar a marca Soberana a Patrícia Caetano, para minha profissão, é mais uma conquista.”

 

 

A edição do mês de março para a Revista Soberana tornou-se um espaço de visibilidade para que, além das inúmeras homenagens, as mulheres possam se destacar e incentivar o crescimento profissional, enfatizando o poder feminino na sociedade. A mulher ganha espaço pela sensibilidade em cada detalhe, trazendo uma visão mais delicada e alcançando passos maiores rumo ao sucesso e a realização profissional.

Patrícia fala sobre a importância do reconhecimento e da grande proporção que o evento tomou: “Essa oportunidade incrível que a Revista Soberana disponibiliza com o Concurso 10 Mais estimula o crescimento profissional das mulheres, é uma inspiração para que todas saiam da inércia e a façam mais por si”.

A apresentadora destaca a importância da igualdade e diz que a mulher não tem que competir com os homens no mercado de trabalho. “Eu fico muito feliz em ver mulheres ocupando espaços que antes não eram ocupados. É incrível ver mulheres trabalhando, somando e empreendendo. O reconhecimento alimenta a autoestima, comprova a competência e capacidade feminina e isso é muito importante para nós”, concluiu Patrícia. Mesmo lidando em um meio predominantemente masculino, ela relata que nunca se deparou com dificuldades para se impor e lutar por suas conquistas.

O profissionalismo e a seriedade foram importantes para obter o respeito dos colegas de profissão.

[olho] “O reconhecimento alimenta a autoestima e isso é muito importante para nós”

 

Além do dom da comunicação, Patrícia conquista pessoas por onde passa. Com uma presença única e indispensável, ela carrega em sua história uma posição de respeito, de admiração e de gratidão de todas as pessoas que fizeram e fazem parte de sua vida.

Nos deparamos com uma pessoa muito querida na nossa sociedade e não poderíamos deixar de trazer as mensagens de afeto que recebemos em sua homenagem.

Minha mãe, Patrícia Caetano, é um exemplo de mulher para mim e não poderia deixar de falar que é a melhor mãe que eu poderia ter. Ela é uma pessoa guerreira e que sempre proporciona o melhor para mim, amo muito você mãe! Obrigada por tudo e por tanto!

  • Sofia Caetano (filha)

Ela é um furacão, ao mesmo tempo que me faz sentir em um porto seguro!

Ela é fogo, ao mesmo tempo que me livra de qualquer queimadura.

Ela é intensidade, ao mesmo tempo que me coloca em calmaria.

Ela é alegria, ao mesmo tempo que me consola em momentos difíceis.

Ela é sorriso largo, ao mesmo tempo que me acolhe quando há lágrimas.

Ela é diálogo, ao mesmo tempo que acontecem os momentos de emudecer.

Ela é energia pura, ao mesmo tempo que nos faz desacelerar quando necessário.

Ela é tudo e muito mais, ao mesmo tempo que a cada dia este tudo só vira mais.

Ela é o complemento de uma vida e a razão de meu viver.

Especial, única e indescritível.

É aquela que amo muito mais que ontem e bem menos que amanhã!

Para sempre, seu Novais!

Ela é a minha Caetana, mas hoje empresto a vocês.

  • Fabrizio Novais (esposo)

Em meio a tantas formas de agradecimento, ainda não encontramos um jeito que consiga expressar tamanha gratidão por esta edição. A Patrícia se encaixou perfeitamente no propósito que nós precisávamos para compor a capa. É uma história linda, com inúmeros pontos de inspiração e motivação para todos os nossos leitores e para nós. É uma honra saber que ela está eternizada nas nossas páginas.

  • Revista Soberana

Patrícia foi professora da Unitri entre 2004 e 2008. Sempre foi respeitada como profissional, ela é dedicada e está sempre à frente do seu tempo, trazendo inovações para o curso de Jornalismo. Sua capacidade técnica e relacionamento interpessoal acima da média fez dela um exemplo para nossos alunos. Agradecemos a Patrícia pela dedicação e comprometimento com a educação.

  • Marco Antônio Socreppa – Vice-reitor Unitri

“Patrícia é uma querida de todos nós do Grupo Paranaíba. Ela marcou nossa trajetória ao compor a primeira versão do Manhã Total, um projeto inovador na televisão aberta regional. Uma crença de que é possível, sim, levar boas notícias para o público. De 2013 a 2016, convivemos com seu carisma, comprometimento e sua competência. Tudo isso regado a muito alto astral e bom humor. É de Patrícia Caetano a gargalhada mais autêntica e espontânea da comunicação uberlandense. Eu me sinto agraciado por ter tido o privilégio de desfrutar de sua presença em nossa Família Paranaíba. E esta homenagem da Soberana é mais do que justa”.

  • Rogério Silva – Superintendente do Grupo Paranaíba de Comunicação

Patrícia Caetano representa a força e a garra da mulher empreendedora do interior mineiro, que para além de sua beleza, alto astral e energia contagiantes é uma profissional extremamente técnica, atualizada e competente. Patrícia é membro da ACIUB Mulher há vários anos e contribui ativamente com nossos trabalhos, pois acredita na importância do associativismo para a melhoria do ambiente de negócios do país e para o fortalecimento da mulher empresária com espaço e oportunidades para todas. Patrícia é um grande exemplo de sucesso e fonte de inspiração para todas nós da ACIUB Mulher.

  • Rosiris Cerizze (Presidente da ACIUB Mulher)

Uberlândia tem a sorte e honra de poder contar com profissionais do mais alto gabarito como Patrícia Caetano. Falo de alguém que tem conhecimento e domínio das mídias, das tradicionais às contemporâneas o que a torna atual e pronta para a inovação. Caetano é sem dúvida uma mulher soberana!

  • Fernando Prado (Rádio Disney-SP, Comunicador e Influenciador de Conteúdos nas Redes Sociais)

Patrícia, você é extraordinária, é um sucesso. Parabéns pela sua história, pela sua carreira e por tudo que você faz por essa cidade maravilhosa que te ama muito!

  • Charles Cordeiro (Coordenador Geral da Rede Vitoriosa – SBT)

Patrícia Caetano, mulher de rizo fácil, companheira e amiga. Uma profissional dedicada, zelosa e comprometida em tudo o que faz. Está sempre em movimento buscando se aprimorar e atingir a sua perfeição. Patrícia é nossa madrinha, uma amiga fantástica e muito família.

Quero neste mês das mulheres, prestar minha homenagem e desejar tudo que tiver de melhor para ela e toda a sua família!

  • Jaques Sanzone (Lider FM)

A risada da Patrícia é a sua própria reinvenção. A forma com que Patrícia se reinventa é o cartão de identidade dela. Feliz fui eu por compartilhar vários momentos com ela na vida profissional e na vida pessoal.

  • Jornalista Marcos Maracanã – Apresentador da TV Bandeirantes Belo Horizonte MG

 

Bate-bola

Família: base

Amor: entrega

Fé:  essencial

Uma cor: branco

Um lugar: mar e natureza

Um sonho: o sucesso profissional da minha filha

Um livro: A Cabana

Um filme: A Noviça Rebelde

Uma série: As telefonistas

Uma frase: “A persistência é o caminho do êxito” – Charles Chaplin

Uma comida: risoto de camarão

Uma cantora: Adele

Uma banda: Paralamas do Sucesso

Uma música: Tocando Em Frente – Almir Sater

Hoje me sinto mais forte.

Mais feliz, quem sabe?!

Só levo a certeza de que muito pouco sei.

Ou nada sei…”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *