Maria Fernanda – A luta para que todos possam ter suas especificidades respeitadas em igualdade

Professora há mais de 20 anos, Maria Fernanda ressalta que estudar é o seu maior hobbie. Ela é graduada em Biologia, Pedagogia e Educação Especial, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Supervisão Pedagógica e Atendimento Educacional Especializado. Atualmente, é Mestranda em Educação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde participa de um grupo de estudos e pesquisa sobre o Transtorno do Espectro do Autismo -GEPTEA. Como autora, lançou dois livros-caixinhas como recurso pedagógico para intervenção de crianças no processo de alfabetização.

Maria Fernanda é casada com Calixto Mendes, natural de Monte Carmelo-MG e mora em Uberlândia há 8 anos. No dia a dia, ela se dedica a sua família e relata que o nascimento de suas filhas, Maria Clara (23) e Maria Julia (17), foi o maior acontecimento de sua vida. Ela é presente na vida dos amigos, gosta de viajar e se declara apaixonada pelos animais, “Eu tenho um amor incondicional pelas suas cachorrinhas, Jolie e Liz”, afirmou. O apoio de toda família, incluindo os pais de Maria Fernanda, foi essencial para a construção da carreira profissional.

Encantada pela profissão, Maria Fernanda trabalha como psicopedagoga clínica, com atendimento voltado a crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, Transtorno do Espectro Autista e outras deficiências. A Psicopedagogia é o nome dado ao ramo da psicologia associado à pedagogia, com o objetivo de entender o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento. Sua luta se baseia na busca pelo respeito em igualdade, independentemente de suas especificidades das pessoas, no exercício dos seus direitos, visando a sua inclusão social e educacional.

Se tornar uma Mulher Soberana foi uma experiência inacreditável para Maria Fernanda. “Eu não esperava ser escolhida no meio de tantas mulheres maravilhosas, que nos inspiram todos os dias, com suas conquistas, lutas e adversidades”, contou, concluindo que a mulher é peça essencial na construção de uma sociedade justa, humana e com equidade.

Maria Fernanda tem uma presença necessária nas redes sociais, onde compartilha o conhecimento com seus seguidores trazendo temas importantes sobre Transtorno do Espectro Autista e de Déficit e Atenção com Hiperatividade, legislação educacional, inclusão social, educação, recursos pedagógicos e dicas para identificação de possíveis problemas no processo de aprendizagem, incentivando a intervenção precoce e o tratamento de crianças e adolescentes.

 Inspire-se:

“Nós somos fortes, determinadas e capazes de conquistar todos os espaços existentes na sociedade, nunca desistam de seus ideais!” Maria Fernanda Moreira Mendes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *