Aonde quero chegar?

O poder da psicoterapia no crescimento pessoal

Aonde quero chegar?… Essa é uma pergunta difícil de ser respondida, mas ao mesmo tempo, muito necessária e importante, tanto no que concerne ao nosso campo pessoal quanto na esfera profissional e relacional. Aonde quero chegar profissionalmente? Como desejo estar em minhas relações? Vamos estabelecer algumas breves reflexões sobre isso!

Inicialmente, é preciso dizer que muitas pessoas nem mesmo sabem que podem se questionar quanto a isso. Elas simplesmente “vivem”, ou melhor, “se deixam ser vividas” de acordo com a aleatoriedade do que comparece para elas na vida. Não conseguem se interrogar sobre o que desejariam e sobre o que poderiam fazer para mudar esta ou aquela realidade. Isso porque nutrem uma crença a elas transmitida culturalmente e, por vezes, de forma bastante inconsciente, de que “a vida delas é essa e não há o que fazer”, “estamos fadados a viver essa realidade”.

O fato é que essas pessoas, infelizmente, não alcançaram projetos de vida que as retirariam de uma condição de extremo sofrimento e angústia, por não acreditarem que isso seria possível. Elas nem mesmo sabem que podem desejar coisas diferentes, que podem dar um primeiro passo em direção ao que desejam, ou até mesmo, descobrirem o que desejam. Estão ainda enclausuradas no desejo do outro, no que os outros traçaram para elas.

Diante disso, podemos indagar: o que é preciso fazer? Algumas pessoas conseguem estabelecer “sozinhas” um trabalho interno de desprendimento e coragem para mudar esse cenário em suas vidas. No entanto, talvez a grande maioria precisará contar com um auxílio profissional para isso. A psicoterapia surge, então, como possibilidade de encaminhamento do sujeito em direção ao seu desejo, trabalhando as resistências e o medo que isso comporta. Nesse processo, o sujeito poderá se confrontar com seus incômodos e necessidades de mudança.

Assim, é importante destacar que a psicoterapia não se restringe a situações de adoecimento psíquico, ela é fundamentalmente um recurso de aproximação do sujeito em relação a ele mesmo, uma ferramenta de crescimento e amadurecimento pessoal, profissional e relacional. É preciso coragem para buscar esse profissional e iniciar esse processo! Quando isso acontece, um primeiro passo foi dado em direção a outro lugar… um lugar mais coerente com quem você é e com o que você deseja!

Suziani Lemos

Psicanalista e psicóloga há mais de 20 anos. Docente no Curso de Psicologia do Centro Universitário do Triângulo – Unitri. Coordenadora da Formação em Psicanálise do Instituto Távola Uberlândia. Mestre em Psicologia pela Universidade de Uberlândia – UFU. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília – UnB.

Contato:

Instagram @suzianilemos

(34) 9 9170-9193

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *