Comportamento Alimentar

Precisamos entender que o comer vai muito além de saciar a fome, suprir necessidades nutricionais e obter energia. As pessoas comem às vezes sem saber e comem por prazer, por afeto, por empatia, por tradição, por necessidade emocional, por status social, entre outras motivações.
O comportamento alimentar está pautado nas ações em relação ao comer, como, quando, com quem e onde alimentar-se. Crenças, pensamentos e sentimentos em relação aos alimentos não são comportamentos, são atitudes que permitem compreendermos os comportamentos. Logo, os comportamentos estão relacionados aos sentimentos, crenças e experiências das pessoas em relação aos alimentos.
Entre os fatores que condicionam o comportamento alimentar está o hábito: comportamento executado rotineiramente e por vezes inconscientemente após um aprendizado. No âmbito da alimentação, o hábito seria um dos propulsores que definem a seleção, o consumo e o uso dos alimentos disponíveis.
A fome, o apetite e a saciedade são sensações que controlam a ingestão, outro fator do comportamento alimentar. Essas sensações são reguladas pelo cérebro e por feedbacks positivos e negativos do trato gastrointestinal antes, durante e após a alimentação. O apetite é sensível ao estresse, ao ambiente e à palatabilidade, interferindo no volume e modo como os alimentos são consumidos.

Foto:Bem Estar

As escolhas alimentares também são fatores que implicam no comportamento alimentar. Elas são baseadas no quê, no como, com quem, onde, quando e outras condições que determinam a seleção e o consumo de bebidas e alimentos, como aparência, cheiro, valor nutricional, fatores psicológicos, socioculturais e socioeconômicos.

Dessa forma, é possível compreender a abrangência de informações que devem ser analisadas e respeitadas em um indivíduo quando se pretende mudar seu comportamento para uma alimentação mais saudável.
A alimentação saudável vai muito além de seguir uma dieta, existem fatores que proporcionam uma melhora na alimentação e só depende de você se auto avaliar e começar  o quanto antes suas mudanças.

Por tanto, o comportamento alimentar está relacionado a tudo o que acontece antes de deglutirmos os alimentos. Isto significa que nossas emoções, nossas memórias, nossa cultura, nossa rotina, o nosso corpo, o meio em que estamos inseridos e também o ato de comer estão envolvidos, de forma consciente ou inconsciente, com nossas escolhas alimentares. Sendo assim, o comportamento alimentar é caracterizado como um ato particular de cada pessoa.

Maria Angélica Tillmann

Nutricionista/CRN-MG8696

Centro Clínico UMC

 

 

 

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *