A arquiteta boliviana e política radicada no Brasil, Clara Levin Ant (PT), Assessora Especial do Presidente da República e conselheira do Instituto Lula, visitou no final da tarde desta segunda-feira (27) a Câmara Municipal de Uberlândia a convite do vereador Dr. Igino (PT), tendo sido recebida pelo presidente da Câmara, vereador Zezinho Mendonça (PP) e outros vereadores na sala de reuniões João Pedro Gustin.
Minha Casa, Minha Vida
Aos parlamentares, ela explicou que uma das principais novidades do Minha Casa Minha Vida em 2023 é o retorno da Faixa 1, agora voltada para famílias com renda bruta de até R$ 2.640,00. A ideia agora é de que 50% dos imóveis financiados e subsidiados sejam destinados para famílias com essa renda
Questionada pelo líder do Prefeito,vereador Antônio Carrijo (PSDB), ela explicou que a reformulação do programa foi uma das primeiras medidas do governo na área social, antes mesmo da revisão do Bolsa Família. O programa habitacional, marca do primeiro governo de Lula, foi mudado de nome pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tendo passado a se chamar Casa Verde e Amarela. No entanto, não decolou na gestão do ex-presidente, e a entrega de novas casas ficou abaixo da média dos últimos anos.
De 2009 a setembro de 2020, foram entregues 1,49 milhão de casas, segundo relatório da Controladoria-Geral da União (CGU). Em 2021, o governo federal concluiu cerca de 20 mil unidades habitacionais da antiga faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida (para famílias com renda mensal de até R$ 2 mil), um número abaixo da média dos últimos anos.
Carrijo afirmou à assessora do Presidente Lula que o prefeito Odelmo Leão, já se preparando para receber o novo programa, recriou a secretaria de Habitação de Uberlândia que em breve em atividade.