Odelmo Leão passa por uma artroplastia

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, 76, passa na manhã deste sábado (25) por uma cirurgia de prótese de joelho, que os médicos chamam de artroplastia.

A prótese do joelho é indicada para melhorar a qualidade de vida, quando não há controle suficiente dos sintomas da artrose com tratamentos mais simples.

Ele informou que ficará afastado do cargo por pelo menos 15 dias. A informação foi dada por ele, no domingo de Carnaval, dia 19 durante entrevista ao jornalista Danilo Caixeta, no programa “Política Cruzada” da TV Paranaíba.

“Vou colocar prótese primeiro no joelho direito, depois no esquerdo. Segundo os médicos, o prazo para retirada dos pontos é de aproximadamente 15 dias, mas essa cirurgia depende muito da fisioterapia que vou ter que fazer”, disse Odelmo.

No período de seu afastamento, assume o cargo o vice-prefeito, Paulo Sérgio Ferreira.

A cirurgia 

A prótese do joelho consiste na troca da superfície articular desgastada por componentes artificiais de metal e polietileno, especialmente projetados para restabelecer a função do joelho.

Diferente do que algumas pessoas imaginam, a cirurgia da prótese não retira todo o joelho, mas apenas a superfície dentro da articulação. Portanto, a maior parte do joelho original é preservada.

Existem próteses parciais ou totais do joelho. A artroplastia total do joelho faz a substituição de toda a superfície do fêmur e da tíbia. Já a artroplastia parcial, ou unicompartimental, substitui apenas um dos compartimentos do joelho, quando o desgaste é limitado a apenas uma parte do joelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *