91 anos do Dia da Conquista do Voto Feminino
O Brasil comemora hoje, 24 de fevereiro, 91 anos do Dia da Conquista do Voto Feminino, implantado em 1932. A data se reveste de uma importância especial: foi o primeiro de muitos passos, de uma caminhada ainda em curso, pela igualdade de direitos das mulheres em relação aos homens, em todos os campos e áreas da sociedade brasileira.
A data passou a ser celebrada a partir de 2015, com a promulgação da Lei nº 13.086 mas foi o Código Eleitoral de 1932 que trouxe, pela primeira vez, o direito ao voto da mulheres, dizia a lei: “É eleitor o cidadão maior de 21 anos, sem distinção de sexo”.Ao longo do tempo, na busca de sua independência, a mulher mostrou a sua força e seu desejo de liberdade, o que a fez protagonista de sua própria história sintetizando a importância do empoderamento feminino.
No Congresso Nacional, na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de Uberlândia atuam mulheres corajosas e extremamente capacitadas para suas funções, sempre seguras, intensas, cuidadosas e admiráveis.
Assim, o Dia do voto feminino é mais uma data para ser comemorada, pois sintetiza conquistas alcançadas e mostra a importância da busca de uma sociedade cada vez mais justa e pacífica.