As farmácias surgiram no século X, quando eram chamadas de boticas. Nessa época cabia ao boticário descobrir e curar as doenças. No Brasil, os primeiros relatos da produção de remédios naturais para os mais variados usos medicinais surgiram no período colonial. De lá para cá a profissão mudou muito, mas sem perder a importância.
A categoria será homenageada na segunda-feira (27/2) no plenário da Câmara Municipal de Uberlândia durante sessão solene às 19h, conduzida pelo presidente da Casa, vereador Zezinho Mendonça (PP). Eles receberão a “Comenda do Mérito Farmacêutico Colandi Jaime da Rocha”, que tem o objetivo de reconhecer os profissionais que, de alguma forma, contribuíram para o fortalecimento e a valorização da classe.
A farmacêutica que dá nome à Comenda, Colandi Jaime da Rocha, faleceu e foi sepultada em Uberlândia no dia 24 de junho de 1988, depois de muitos anos de bons serviços prestados ao setor.
A Comenda não homenageia apenas o Farmacêutico responsável ou o proprietário do estabelecimento, mas também os que especialmente trataram da aplicação de vacinas nas farmácias durante o período da pandemia da Covid-19, profissionais habilitados na cidade. Segundo o presidente Zezinho Mendonça, os serviços prestados pelos profissionais da farmácia são fundamentais para a saúde da população.
“O farmacêutico ou mesmo o profissional da farmácia não é médico, mas é tão importante quanto. Quem é que não tem um farmacêutico vizinho de casa e nunca precisou de uma orientação? Geralmente é o farmacêutico que acaba ouvindo as primeiras queixas e com a sua experiência vai recomendar o auxílio médico, seja do especialista ou do clínico. E com a aprovação do nosso Projeto, terá uma atuação ainda mais relevante”.
“Queremos que a assistência farmacêutica seja incorporada cada vez mais na equipe multiprofissional na área da saúde pública”, disse também o vereador Eduardo Moraes, primeiro secretário e ordenador de despesas da Câmara Municipal.
O secretário de Saúde de Uberlândia, Dr. Clauber Lourenço, reforçou as palavras do vereador e lembrou que a figura do farmacêutico, além de importante, é um direito garantido por Lei.
“O farmacêutico é um profissional de nível superior. Ele dá orientação sobre os medicamentos e realiza serviços importantes como auferir a pressão. É um serviço que está à disposição, mas a população não usa. Muitas vezes a pessoa vai à farmácia apenas para comprar alguma coisa. Quando ela poderia ir até lá para cuidar da sua saúde”.
Veja a lista dos homenageados (cada vereador (a) indica um nome)
- Adriele Carvalho Lima (Ver. Abatênio Marquez)
- Ana Paula Sasaky (Ver. Ronaldo Tannús)
- Caio Brito de Almeida (Ver. Anderson Lima)
- Carlos Alberto Fernandes (Ver. Odair José)
- Carlos José de Lima (Ver. Zezinho Mendonça)
- Cloldo Alves Ferreira (Ver. Neemias Miquéias)
- Cristina Gianelli dos Santos (Ver. Antônio Carrijo)
- Daniela Freire Bonilha Lopes (Ver. Murilo)
- Fernando de Oliveira (Ver. Walquir Amaral)
- João Gomes de Souza Filho (Ver. Charles Charlão)
- José Eduardo Fernandes (Ver. Leandro Neves)
- Juary da Costa Santos (Ver. Sérgio do Bom Preço)
- Lavínia Borges Vieira e Silva (Ver. Liza Prado)
- Livia Renata Garcia Arantes (Ver. Cláudia Guerra)
- Luciane Gomes Justino (Ver. Antônio Augusto Queijinho)
- Max Milainy da Silva (Ver. Gilvan Masferrer)
- Moabe Ferreira da Rocha (Ver. Ivan Nunes)
- Pedro Augusto do Amaral (Ver. Amanda Gondim)
- Reinaldo Rodrigues Rosa Jr. (Ver. Eduardo Moraes)
- Sayonara G. Vasconcelos Gouveia (Ver. Gilberto Rezende)
- Sissi Kelly Ribeiro (Ver. Gláucia da Saúde)
- Tiago Emanuel Barbosa de Jesus (Ver. Raphael Leles)
- Vilmar Lúcia Moura (Ver. Dr. Igino)