Alimentação infantil na volta às aulas

Fevereiro é o mês de retorno às aulas e, com ele cuidados redobrados são necessários com as crianças. A volta da rotina, da alimentação e dos horários regrados é sempre difícil para os pequenos, porém há alguns cuidados que podem facilitar essa transição.

Primeiro, é importante ressaltar a necessidade de estabelecer horários para o dia a dia das crianças. A forma como é organizada a vida do seu filho é fundamental para que ele tenha um crescimento tranquilo, saudável e feliz. A noção de tempo é algo complexo para a psique infantil, assim, uma rotina bem estabelecida a ajuda a antecipar o que vai acontecer e criar uma sensação de organização além de fazê-la se sentir segura.

Foto:Saúde Brasil

Para que a alimentação infantil na volta às aulas mantenha-se equilibrada, lembre-se de que, normalmente a combinação perfeita para a lancheira dos pequenos é composta por: Fruta ou legume + carboidrato + proteína + água.

Essa combinação saudável e equilibrada permite que a criança tenha energia para o resto do dia.

Com a rotina, a criança sabe que, ao acordar, ela deve tomar café da manhã e se preparar para a escola. Sabe que, após as aulas, ela poderá brincar, mas também terá a hora de fazer as atividades de casa. A criança compreende que ela vai dormir em um determinado horário, mas que aproveitará o dia antes disso. Tais compreensões ajudam seu filho a ter uma vida menos ansiosa, mais proveitosa e organizada.

Um dos incentivos para uma lancheira saudável é os pais realizarem o planejamento semanal das refeições com as crianças. Os adultos devem levar em conta a necessidade de alimentos que sejam fontes de energia, rico em fibras, que aumentam a saciedade da criança, como sanduíches naturais, pães integrais, frutas da estação, entre outros.

Foto:Saúde Brasil

Sugestões nutritivas na lancheira

  • Frutas: maçã, banana, laranja, pera, melão, melancia e frutas da estação.
  • Lanches: pão de queijo, bolo caseiro, milho, sanduíche de patê caseiro, pipoca ou castanhas.
  • Bebidas: suco natural da fruta, iogurte integral, água de coco.
  • Pães: pão de forma integral, pão de batata, pãozinho de leite.
  • Recheios: patê caseiro de frango ou de queijo.
  • Verduras: alface, rodelas de tomate, repolho roxo picado fininho, cenoura ou beterraba ralada.

A dica é chamar a criança para ajudar a decidir o que vão comer, elas gostam de participar, e isso também ensina a desenvolver autonomia e a equilibrar sua alimentação.

Um lanche saudável não é sinônimo de lanche sem graça. Eles devem ser agradáveis e nutritivos. Variar as opções diariamente e oferecer, mesmo que com menos frequência, algo que as crianças gostem, é a forma ideal de cuidar da saúde dos filhos enquanto provê uma alimentação agradável nessa volta às aulas.

O cuidado com alimentação dos seus pequenos é fundamental até mesmo para desempenho na escola.

Abraço da Nutri!

Maria Angélica Tillmann

Nutricionista-CRN/MG8696

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *