Por que caímos em golpes? Uma explicação científica e comportamental

Recentemente me vi em uma situação que parecia ser um golpe. Uma situação, que acho, que se eu não fosse psicóloga e não tivesse estudado tanto sobre comportamento não verbal e sobre a mentira talvez eu tivesse caído. Era uma proposta de um contrato que envolvia o meu filho. Acho que o instinto de mãe também falou bem alto aí…

Pensando nisso, resolvi falar sobre isso hoje.

Por que muitas pessoas acabam caindo em golpes, mesmo vendo tanto sobre isso nas mídias e com pessoas conhecidas?

Fonte: Revista Amanhã

Vou explicar o porquê, me baseando em explicações científicas. Vamos lá:

Golpistas parecem sentir o cheiro da vulnerabilidade, mas não é só isso. Eles se preparam muito bem, para passar para as pessoas uma sensação de autoridade, falam bem, falam bonito e tem um poder de persuasão gigantesco, despertando em você a vontade de ter algo que você nunca nem pensou.

Em se tratando de sites de relacionamento, golpistas parecem sentir o cheiro da carência e da baixa autoestima. Iniciam a conversa com base naquilo que você mais quer ouvir, vão preparando bem o terreno, se passando por parceiros ideais, românticos. A vítima não percebe por que vai se envolvendo e depois vem os pedidos de dinheiro.

Fonte: O amor está na rede

Eles também usam uma estratégia que é a da decisão imediata. Você é impelido a decidir por algo naquele momento. Tem que ser agora ou você vai perder a oportunidade da sua vida. Tem que ser rápido, antes que seja tarde demais. Isso faz com que as pessoas ajam sob o calor das emoções, sem pensar muito, sem refletir, achando que está fazendo um bom negócio. Por isso é importante sempre se questionar. Empresas sérias sempre permitirão que você tome um tempo para pensar e decidir. Não se decide algo importante sem avaliar todas as possibilidades, todos os prós e contras, vantagens e desvantagens.

Fonte: Tech Tudo

Outro ponto é a distração. Golpistas falam mais de uma coisa ao mesmo tempo, e falam rápido, para que você não tenha muito tempo para pensar e refletir. Eles podem te distrair também com e-mails parecidos, mas que muda uma letra, com uniformes com logomarca parecida com a empresa real, mas que pode ter alguma diferença, por menor que seja, o que facilmente acaba confundindo as pessoas.

Em geral, golpistas são pessoas que possuem algum traço de personalidade antissocial, ou seja, não tem empatia, nem sentem remorso, nem culpa. Também não se preocupam com regras. São inteligentes, persuasivos, manipuladores e habilidosos.

Antissocial é a nomenclatura científica para o que no senso comum, chamamos de psicopata.

Fonte: Diário do Aço

Todo cuidado é pouco, e precisamos estar atentos aos sinais. Nada vem fácil, então desconfie de tudo que parece ser bom demais pra ser verdade, ou seja, quando a esmola é grande, o santo desconfia.

 

 

Kátia Beal
Psicóloga – CRP 04/36616

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *