Por que a Copa do Mundo mexe tanto com as nossas emoções?

Fonte: Banco de Imagens da Unimed

 

Que o Brasil é o país do futebol, e que o futebol é a paixão nacional todo mundo sabe. Mas por que os jogos da copa mexem tanto com as nossas emoções

A primeira explicação vem da biologia, da ciência. O sistema límbico, responsável pelo controle das emoções começa a enviar mensagens para o hipotálamo e para as glândulas suprarrenais que começam a produzir a adrenalina e o cortisol, que fazem aumentar a nossa frequência cardíaca, a pressão sanguínea, a nossa respiração e deixam os músculos mais tensionados.

Somado a isso, juntamos a experiência de estarmos torcendo junto de quem amamos. E com isso criamos as chamadas memórias afetivas. Sempre iremos lembrar com quem assistimos aos jogos, onde assistimos e como foi a torcida. Memórias afetivas provocam uma sensação de pertencimento, promovem sociabilidade, e nos conectam com as pessoas.

Assistir os jogos com a família, com amigos, e ter uma folga no trabalho traz um misto de sensações e sentimentos, e se torna um bom motivo para estarmos juntos, e celebrar a união.

O esporte também incentiva muito o espírito de coletividade e de equipe. Então, quando um chefe libera seus funcionários para assistir em casa com a família, quando ele faz uma reunião na empresa ou instala uma televisão para todos poderem assistir, acaba por incentivar também esse espírito de trabalho em equipe.

No caso do Brasil, a torcida pelo HEXA instaura a esperança. Esperança de dias melhores, esperança de ter algo para se orgulhar, esperança de incentivar tantos meninos a acreditarem em seus sonhos, e fazerem parte das próximas gerações da seleção brasileira.

E vamos torcer, que hoje tem jogo! Já se preparou para o jogo de hoje? Qual o seu palpite?

Vamos lá Brasil, rumo ao Hexa!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Fonte: Pinterest

 

Kátia Beal
Psicóloga – CRP 04/36616

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *