Este é um assunto que sempre me despertou interesse. Sou mãe de três crianças, cada uma possui seu jeitinho especial e todos os dias tenho desafios dos mais variados com eles.
A maternidade e paternidade não é simples. Temos que nos desafiar diariamente buscando conhecimento para educá-los e sabedoria para direcioná-los.
Segue abaixo alguns desafios que valem a pena dedicarmos nosso tempo:
– Desafio do trabalho: A dedicação em tarefas de casa é fundamental para o desenvolvimento pessoal, ajuda na compreensão de espaço, tempo, responsabilidade e humildade. Para cada idade existe as tarefas adequadas. Não permita que seu filho seja servido o tempo inteiro, faça-o servir.
– Desafio da leitura: São muitos os benefícios: está ligada ao desenvolvimento cognitivo, capacidade de concentração, estimula a criatividade, raciocínio, o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate estresses etc…
– Desafio de sair: Faça com que sua criança tenha experiência e vivências naturais. Estar fora do ambiente de conforto (casa) fará que viva uma variedade de situações que terá de escolher os riscos que vai e quer correr, gerenciando e compreendendo cada um deles.
– Desafios da alimentação: Manter o cuidado na alimentação é garantir saúde física, fazê-las em horários fixos e corretos é ensinar disciplina e rotina. Também muito importante é criar o hábito de realizarem as refeições juntos pois reforça vínculos afetivos além de ser um momento para compartilhar experiências e assuntos cotidianos.
– Desafio do tédio: Toda criança precisa sentir sentimentos de tédio e frustações para criarem habilidades e criatividade. Não dê celular ou tablet. Não os deixe de frente as TV ou vídeo game. Eles precisam de tempo entediado sem estímulos para saírem da zona de conforto e entender seus sentimentos e emoções.
– Desafio da conversa e diálogo: Falar sobre assuntos polêmicos com eles como sexo, imagens corporais, situações diversas. Eles vão revirar os olhos, fingir que não é com eles. Você vai transpirar, gaguejar, mas fará a diferença e criará elos de confiança. Eles precisam opinar, tirar as curiosidades, apresentar seus pontos de vistas para você, pai e mãe.
– Desafio da limitação: Aprender a ter limites em tudo que fazem é importante para saberem dos seus limites e dos outros. Explore atividades domésticas para ensinar sobre limite de tempo, de tarefas, de rotina de casa e fora dela também. Priorize o bom diálogo e estabeleça acordos de tempo para as atividades e principalmente para o uso de eletrônicos.
Gostou das dicas? Comente aqui e até o próximo post!