Por que a Black Friday mexe tanto com a gente?

 

Fonte: R2 Psicologia

Atire a primeira pedra quem nunca esperou a Black Friday para comprar aquele produto que queria tanto?

Não há problema algum em gostar de uma promoção.

A grande questão é que a Black Friday é uma estratégia que faz com que as pessoas comprem sem pensar e sem avaliar muito. A Black Friday acontece quando? Como o próprio nome diz: em uma sexta-feira, em que você já trabalhou a semana toda, está cansado, com preguiça e com o bombardeio de ofertas que lotam a sua caixa de e-mail você acaba comprando no impulso, muitas vezes sem avaliar se precisa mesmo daquele item, pra se livrar logo e ir descansar.

 

Fonte: Fala Universidades

Já parou pra pensar nisso?

Há todo um estudo de mercado que pensa nessas estratégias para aumentar o consumo e mexer com o psicológico das pessoas.

As pessoas se sentem impelidas a comprar, porque está todo mundo comprando, e a ideia de que está mais barato, faz com que as pessoas nem avaliem muito se precisam daquela mercadoria. E nessa onda, muitas empresas acabam aumentando os preços antes da promoção, para depois diminuir e as pessoas acharem que estão fazendo um bom negócio. Essas palavrinhas: desconto, promoção, provocam inúmeros sentimentos de compulsão nas pessoas. Isso porque as pessoas gostam de se sentir que estão obtendo alguma vantagem.

O psicólogo Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia e autor do Livro “Rápido e Devagar, Duas Formas de Pensar”, explica que a mente humana utiliza dois sistemas para tomar uma decisão: um deles é mais intuitivo, automático e rápido; o outro é mais reflexivo, racional, funciona de forma mais lenta e exige concentração.

 

Fonte: Amazon

 

Isso significa que não há problema em esperar pela Black Friday para comprar aquele produto que a gente deseja, desde que essa compra seja racional, pensada e muito bem avaliada. O problema é quando agimos automaticamente, por impulso, sem pensar muito. A questão está em avaliar se realmente é necessário comprarmos e avaliar qual era o preço antes da promoção.

Também é importante avaliar se não estamos caindo no tal “efeito manada”. Ah, se todo mundo está comprando, eu também quero comprar”. Isso é muito perigoso, porque acabamos cedendo aos impulsos, simplesmente levados pelas opiniões dos outros e acabamos nos metendo em dívidas.

A Black Friday esse ano já acabou, mas nas próximas que tiverem, que tal avaliarmos se não estamos comprando por impulso? Que tal pensar um pouco mais antes de sair gastando o suado dinheirinho com coisas que podem nem ser assim tão úteis pra você?

Pense nisso…

Boa semana…

Kátia Beal
Psicóloga – CRP 04/36616

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