EMPREENDEDORISMO FEMININO

Esse foi o assunto mais falado na última semana e marcado por muitos eventos em todo país. O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino comemorado no dia 19 de novembro, demarca a luta das mulheres por espaço, representatividade e igualdade de direitos no mercado de trabalho e nos cargos de chefia das pequenas e grandes empresas.

Quando se pensa em empreendedorismo logo vem o pensamento de grandes empresas ou projetos audaciosos. No entanto empreender vai muito além disso: é a capacidade de identificar uma oportunidade qualquer e transformá-la em negócio.

O empreendedorismo feminino cresceu absurdamente na pandemia Covid-19, onde muitas mulheres enxergaram a oportunidade e outras por necessidade financeira começaram a movimentar seus próprios negócios.

A grande maioria das mulheres tiveram a idéia,  partiram para a prática e durante o processo de trabalho foram identificando os detalhes e entendendo mais sobre seus negócios.

Sabemos que os desafios relacionados a identidade de gênero se somam aos fatores burocráticos de nosso país, no entanto, o mercado avançou substancialmente em empreendedorismos de pequenos negócios (exemplos: salões de beleza, vendas autônomas, lanchonetes) tendo como meio facilitador o MEI, ME e EEP.

Podemos também relacionar o empreendedorismo startup que são os tipos de negócios pequenos que usam de redes para vendas de mercadorias e serviços: Uber, Ifood, Airbnb, PagSeguro, Muda meu mundo, Sofi, NeuralMind entre outros.

Outro tipo que está na moda é o empreendedorismo digital que com as facilidades da  tecnologia permite-se a interação, acesso rápido as pessoas e clientes, sendo de baixo investimento, com prazos pequenos de trabalho e facilitando as atividades domésticas de tais mulheres.

Independente do tipo de empreendedorismo, observa-se que a motivação  das mulheres se volta para a realização de sonhos, na vontade de trabalhar no que gosta, na qualidade do trabalho escolhido ao invés de ser focado na quantidade, no desejo de liberdade financeira (principalmente) e no bem-estar de sua família.

Os desafios são grandes! Sabemos. Apesar de vivermos num mundo considerado moderno, as mulheres ainda têm dificuldades para serem respeitadas principalmente quando lidam com os homens diretamente. Algumas perdem a confiança e não se sentem capazes de levar seus negócios adiante.

Outro detalhe importante, é sobre a jornada múltipla. Culturalmente nós mulheres temos uma sobrecarga com o lar, filhos e cônjuges, nos desdobramos para dar conta de tantas tarefas que são de nossas responsabilidades. E esse fator pode pesar em algum determinado momento.

No entanto, incrivelmente damos conta do recado não é mesmo?! Quando a vontade de superar e fazer acontecer é maior, nos desdobramos, pedimos ajuda, nos readequamos, mas não paramos no meio do caminho. Isso é uma característica positiva que nos diferencia do perfil masculino.

A expectativa é que o empreendedorismo feminino continue crescendo e abrindo espaços. Existe ainda um caminho longo a ser percorrido, mas a tendência é que se tornara menos tortuoso.

Parabéns a todas as mulheres que possuem a coragem de seguir em frente, que buscam capacitação, que promovem a mudança de mentalidade de nossa sociedade, que são fortes exemplos para as gerações seguintes, que buscam a igualdade de gênero e mais do que tudo: as que se superam diariamente em suas rotinas.

O mundo depende de vocês!  Parabéns empreendedoras!

Fonte: https://www.cobrefacil.com.br/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *