A ansiedade é uma reação normal e esperada, do ser humano, diante de algumas situações que consideramos importantes, tais como: uma avaliação, uma prova, uma entrevista de emprego, um vestibular, ao ter que fazer algum procedimento cirúrgico, uma viagem, decidir ter um filho, entre outras.
Fonte: Site Dr Drauzio Varella
Um pouco de ansiedade é normal e nos protege, nos prepara para essas situações.
Mas e quando a ansiedade é demais e a pessoa vive preocupada o tempo todo? Vive pensando no pior, catastrofizando? Aí pode ser que estejamos falando do Transtorno de Ansiedade Generalizada, o TAG, que é um transtorno que se caracteriza pela preocupação excessiva, persistente e que se torna difícil de controlar.
Ficamos preocupados, inquietos, irritados, não conseguimos nos concentrar, temos o sono alterado, podemos sentir tensão nos músculos, dificuldade para respirar, entre outros sintomas como taquicardia, aumento da pressão arterial sudorese excessiva, dores de cabeça e pelo corpo, e até mesmo alergias.
Isso pode gerar muito sofrimento e comprometer o nosso desempenho no trabalho, nas relações e na família.
O diagnóstico pode ser feito pelo psicólogo e/ou pelo psiquiatra, sendo que em muitos casos, o trabalho pode e deve ser associado. Com o tratamento que envolve terapia e medicação é possível resolver e melhorar a qualidade de vida.
Kátia Beal
Psicóloga – CRP 04/36616