Rock in Rio 2022

Aconteceu nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022

 

O Rock in Rio é um festival de música que teve sua primeira edição em 1985, foi idealizado pelo empresário Roberto Medina. Considerado um dos maiores festivais de música do planeta, foi originalmente organizado no Rio de Janeiro, de onde vem o nome.

O festival surgiu quando o Brasil passava por grandes transformações, após um período sob uma ditadura militar, o país começava a dar os primeiros passos rumo à democracia. Pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical desse tipo. Neste ano, o Rock in Rio completa 37 anos de história.

O evento com repercussão mundial, teve em 2004 sua primeira edição fora do Brasil – em Lisboa, Portugal. Já em 2008, foi realizado pela primeira vez em dois locais diferentes – Lisboa e Madrid. Duas edições foram canceladas: Madrid e Buenos Aires. Ao todo são 22 edições (9 no Brasil, 9 em Portugal, 3 na Espanha e 1 nos Estados Unidos).

O festival é considerado o oitavo melhor do mundo pelo site especializado Festival Fling. Desde a sua 4ª edição no Brasil, o festival costuma ocorrer bianualmente no início da primavera em seu país de origem.

Conheça os palcos e a programação

 

PALCO MUNDO

É a principal área do evento. Nele, se apresentam os principais artistas de renome mundial na Cidade do Rock, erguida no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro.

O primeiro dia de Rock In Rio do Palco Mundo ficou por conta de: Iron Maiden, Dream Theater e Sepultura com Orquestra Sinfônica Brasileira; já no segundo dia, sábado (3), foi a vez de Post Malone, Jason Derulo, Marshmello e Alok; e para fechar a primeira semana de festival Justin Bieber, Demi Lovato, Iza e Migos se apresentaram no domingo (4).

Na segunda semana de festival, os shows começaram na quinta-feira (8), com Guns N’ Roses, Måneskin, Offspring e CPM 22; no dia seguinte, sexta-feira (9), Green Day, Fall Out Boy, Billy Idol e Capital Inicial animam a Cidade do Rock; no sábado (10), subiram ao palco Coldplay, Camila Cabello, Bastille e Djavan; e para fechar o Rock In Rio 2022, Dua Lipa, Megan Thee Stallion, Rita Ora e Ivete Sangalo se apresentaram no domingo (11).

ÁREA VIP – É um espaço climatizado e sofisticado, com serviço premium de buffet, assinado por um grande chef, open bar, lounges, acesso exclusivo e uma varanda em frente ao Palco Mundo.

 

JUSTIN BIEBER

Foi o artista mais mencionado no primeiro final de semana no Twitter, foram mais de 3 milhões de Tweets sobre o festival. A expectativa em torno do show do cantor canadense movimentou as conversas que mexeu com as emoções dos fãs em meio às incertezas de sua apresentação e, depois, com mais de 1h30 de antigos e novos sucessos; já entre os brasileiros, Luísa Sonza foi a mais tweetada, que trouxe um show recheado dos seus sucessos, como “Devagarinho”, “Penhasco, “Melhor Sozinha” e “Cachorrinhas”.

Na sequência entre os artistas mais mencionados, Demi Lovato ao melhor estilo punk rock. Em quarto lugar, o rapper Post Malone, que durante sua apresentação ganhou presentes, levou um fã para o palco, dançou e cantou na chuva, quebrou violão e conquistou os brasileiros no Twitter.

Confira o top 10 completo de artistas mais Tweetados entre 2 e 5 de setembro, cinco deles são brasileiras: 1) Justin Bieber; 2) Demi Lovato; 3) Luísa Sonza; 4) Post Malone; 5) Iza; 6) Racionais MC’s; 7) Iron Maiden; 8) Emicida; 9) Marshmello; 10) Alok

 

COLD PLAY

*O jornalista crítico musical Regis Tadeu fez uma análise sobre algumas das atrações do festival. De acordo com ele, o que aconteceu no Rock In Rio “foi o exato painel da celebração da estupidez, da falta de talento e dos trambiques em cima do palco como ferramentas e personagens do mundo musical, que trará consequências para o futuro”. (*https://whiplash.net/materias/news_715/344944-registadeu.html)

Ao falar de Cold Play, Regis descontrói o show, que para ele é uma pena pois foi uma banda muito boa no passado. “Pode reparar que eles conseguiram isso quando exatamente eles decidiram transformar os shows em apoteoses de cores e brilhos, e é desta forma que se consegue capturar a atenção de crianças. Quem é pai e mãe sabe disso. Você só consegue capturar a atenção de crianças com brinquedinhos coloridos, brilhantes, com muita corzinha.”

“E é exatamente esse processo que ocorre, hoje, em várias gerações de adultos atuais, que são cada vez mais infantilizados”, diz Regis, explicando que basta observar as redes sociais para se chegar a essa conclusão. “Por isso, nada mais lógico que qualquer show do Coldplay seja um show ansiosamente aguardado por muita gente infantilizada, hipnotizada por pulseirinha colorida que fica mudando de luzinha, que fica mudando de cor”.

Regis explica ainda no vídeo porque a quantidade de Tiktokers e Globais barrados na área VIP entraram em desespero, porque as pulseiras não foram devolvidas por grande parte do público e outros aspectos do show. “Uma comunhão de amor, que é uma lorota que é completamente esquecida assim que o show termina”, finaliza o comentarista.

PALCO SUNSET

O palco conta com apresentação de artistas brasileiros como Luísa Sonza, Gilberto Gil, Matuê, Jão, Di Ferrero e Vitor Kley. Ainda vai contar com Jessie J, Corinne Bailey Rae, Cee Lo Green e a rainha do pop-punk Avril Lavigne.

Living Colour + Steve Vai, Bullet For My Valentine, Metal Allegiance, Black Pantera + Devotos abriram os shows na sexta-feira (2); as atrações do segundo dia, no sábado (3), ficaram por conta de Racionais MC’s, Criolo + Mayra Andrade, Xamã + Brô MC’s, Papatinho e L7nnon + MC Hariel e MC Carol; no domingo (4), Gilberto Gil com família, Luísa Sonza com Marina Sena, Emicida e Matuê aqueceram o público.

A semana dois do Rock In Rio começou na quinta-feira (8), com Jessie J, Corinne Bailey Rae, Gloria Groove e Duda Beat; na sexta-feira (9), Avril Lavigne, 1985: A homenagem, Jão, Di Ferrero e Vitor Kley; os shows de sábado (10), ficaram por conta de CeeLo Green, Maria Rita, Gilsons, e Bala Desejo; e fecharam o Palco Sunset no domingo (11), Ludmilla, Macy Gray. Homenagem a Elza Soares, Liniker + Luedji Luna animaram o pessoal.

PALCO NEW DANCE

É dedicado à música eletrônica durante os dias de show na Cidade do Rock.

Foram pelo menos 60 DJs nos 7 dias de festival. Nesse espaço, se apresentaram Chemical Surf, Len Faki, Chris Lorenzo, Adriatique. Confira todos os artistas que passaram pelo Palco entre os dias 2 e 11 de setembro: Len Faki, Renato Ratier Vs Diogo Aciolly, Ananda, Victoria Engel, Valentina Luz, Binaryh, Flo Masse Vs Craig Ouar, Chang Rodrigues Live, Chris Lorenzo, Bhaskar, Malifoo, Carola, Groove Delight, Kvsh, Illusionize, Victor Lou, Almanac e Fluxzone, Lost Frequencies, Liu, Samarah, Sickick, Dubdogz, Cat Dealers, Gabe, Ownboss, Maz, Adriatique, Zac, Sarah Stenzel, • Ben Böhmer, Gui Boratto, Du Serena Vs Junior C, Leo Janeiro Vs Nepal, Marta Supernova, Nu Azeite Live, Neelix, Blazy, Paranormal Attack C, Vegas, Rica Amaral, Aly & Fila, Antdot e Meca, Kaskade, Jetlag, Curol, Gabriel Boni, Makj, The Fish House, Chemical Surf, Bruno Be Vs Fancy Inc, Alexiz Bcx, Anna, Eli Iwasa, Blond:Ish, Ella De Vuono, Anabel Englund, Aline Rocha, e Mary Olivetti.

ESPAÇO FAVELA

Surgiu no último Rock in Rio, em 2019, para trazer a arte brasileira para dentro de um dos maiores festivais de música do mundo.

No dia 1 do Rock In Rio, sexta-feira (2), passa pelo espaço Gangrena Gasosa, Affront e Revengin; no sábado (3) PK convida Don Ruan, Bin e Azula; Funk Orquestra, Buchecha e Taylan sobem ao palco no domingo (4) fechando a semana.

No segundo final de semana de evento, Drenna, TH4I convidou Lia Clark e Izzra para se apresentarem, na quinta-feira (8); MD Chefe e Domlaike, Choice, Marvvila subiram ao palco na sexta-feira (9); no penúltimo dia de festival, sábado (10), o espaço recebeu Ferrugem, Orochi e El Pavuna; Lexa, Azzy e Ella Fernandes fechando as noites de apresentação no palco no domingo (11).

ROCK DISTRICT

É uma área interativa do Rock In Rio. Onde é possível assistir nomes da música nacional, entre outros artistas. O diferencial do palco é que ele consegue criar um show interativo com muita dança e música.

Início do evento na sexta-feira (2), com Oitão, Noturnall, Eminence e Sioux 66; no sábado (3), Rock Street Band, Wilson Sideral – Tropical Blues e Malvada; no domingo (4), é a vez de Rock Street Band, Fonk’s Gang e Lucy Alves.

Na quinta-feira (8), os shows serão pelos artistas da Rock Street Band, Rodrigo Santos e Stormsons; na sexta-feira (9), Fernando Badauí e Deia Cassali; no penúltimo dia, sábado (10), o espaço conta com a apresentação de Rock Street Band, Dinho Ouro Preto, Andreas Kisser, João Barone, PJ e Liminha e Thiago Fragoso; para fechar no domingo (11), Rock Street Band, Di Ferrero e Rogério Flausino.

 

SUPERNOVA

O palco surgiu no Rock In Rio em 2019 e leva os novos talentos e nomes emergentes para dentro da Cidade do Rock. Sejam sucessos da internet ou já conhecidos do público.

Na sexta-feira (2), primeiro dia do Rock In Rio, o público acompanhou os shows de Ratos de Porão, Matanza, Surra e Crypta; no sábado (3), subiram ao palco Teto, Mc Poze do Rodo convida Bielzin, Yunk Vino, Hiosaki, Ike; já no domingo (4), e a vez de Lil Whind, Doode, Omni, Reid, Wiu, Mc Wc no Beat, MC Th, e Conecrew Diretoria.

No final de semana seguinte, os shows começaram na quinta-feira (8), com apresentação de Francisco, O Grilo, Scatolove e Cali; na sexta-feira (9), Supercombo, Castello Branco, Sebastianismo, e Number Teddie; Jovem Dionísio, Daparte, Joao Napoli convida Ananda e Macacko subiram ao palco no sábado (10); e finalizaram os shows no domingo (11), as artistas Priscilla Alcantara, Bianca, Mariah Nala, e Muse Maya.

 

HIGHWAY

O palco Highway Stage fica junto com vários stands de patrocinadores, onde ocorrem muitas brincadeiras, fotos e muito mais.

Na programação entre os dias 2 e 11 de setembro, os artistas Stage JP Bonfá, Betta, e Pedro Mahal + Buraco Blues animaram a galera.

 

ROCK STREET MEDITERRÂNEO

O espaço homenageará a cultura mediterrâneo com shows diários, além de toda ornamentação. Ela já foi Reino Unido, África, Ásia, Brasil e, agora, vem com o clima mediterrâneo da Itália, França, Grécia, Espanha e Portugal.

Subiram ao palco as bandas Terra Celta, Orquestra Mundana Refugi, Wallace Oliveira, Grupo Gesto, e Referências em arte.

LINHA DO TEMPO

Conheça um pouco mais da história deste festival que conquistou o mundo:

1985 – Rock in Rio coloca o Brasil no circuito do show business internacional!

1991 – Festival aconteceu no maior estádio do mundo – o Maracanã. O segundo Rock in Rio não terminou sem quebrar um recorde: o maior público pagante de um show!

2001 – Mais de 150 artistas e 1.235.000 pessoas num grande movimento por um mundo melhor. Foi associado a um forte projeto social e ainda maior que o de antes – o festival ganhou três tendas de cultura e arte com ritmos do mundo todo.

2004 – O maior festival de música do mundo atravessa o Atlântico e chega a Lisboa e foi um sucesso!

2006 – Rock in Rio Lisboa veio para ficar: se estabelece e passa oficialmente a ser realizado a cada 2 anos.

2008 – O Rock in Rio conquista os espanhóis: o primeiro Rock in Rio Madrid dedicou-se à diversidade musical. Em Lisboa, surge o Palco Sunset, um espaço dedicado a encontros musicais e experimentações de diferentes estilos. O projeto “Por um Mundo Melhor” torna-se aí uma parte inseparável do Rock in Rio.

2010 – Dose dupla de sucesso: em 2010 o Rock in Rio aterrissa em duas cidades europeias – É a quarta passagem do festival por Lisboa e a segunda por Madrid.

2011 – De volta às origens: depois de 10 anos fora, o festival voltou ao Rio de Janeiro em 2011 para ficar. Dois momentos marcaram esta edição: um concerto em tributo ao grupo Legião Urbana e a criação da Rock Street – espaço que privilegiou outros estilos musicais como o blues e o jazz.

2012 – De volta ao velho mundo: aconteceu a quinta edição em Lisboa e a terceira edição em Madrid. A experiência Rock in Rio mais uma vez encanta e faz história no continente europeu.

2013 – Rock in Rio para todos: fez uma edição memorável no Rio de Janeiro. Os ingressos para todos os dias acabaram em algumas horas. O primeiro show do Palco Mundo foi uma linda homenagem ao Cazuza.

2014 – Dez anos de rock in Rio Lisboa: foi uma festa histórica, a exemplo, um show dos Rolling Stones com participação de Bruce Springsteen. Próxima parada: USA.

2015 – Rock in Rio chega à América do norte: foi um ano especial, o maior festival de música e entretenimento do mundo realizou duas edições: uma em Las Vegas e outra no Rio de Janeiro. Os 30 anos de Rock in Rio foram devidamente festejados com um “parabéns” na abertura do festival, uma impressionante chuva de fogos de artifício e uma homenagem à Cássia Eller.

2016 – Sustentabilidade em terras portuguesas: os portugueses aderiram em força ao projeto Amazonia Live: foi arrecadado um valor que viabilizaria a plantação de 40 mil árvores.

2017 – Uma 18ª edição cheia de novidades: marcou a estreia de uma novíssima Cidade do Rock, que ocupou o Parque Olímpico do Rio de Janeiro e dobrou a área ocupada pelo festival em relação à edição anterior.

2018 – Rock in Rio 2018: foi incrível! Entrou para a história do melhor festival de todos os tempos.

2019 – O maior e melhor de todos os tempos: foi a vez de bater todos os seus recordes. Teve um aumento de 60.000 m2, recebendo 9 palcos, 300 horas de música, 250 atrações e inúmeras novidades.

A edição do festival Rock In Rio acabou no dia 12 de setembro. Bandas e artistas de vários estilos musicais participaram do evento, realizado no Rio de Janeiro. Iron Maiden, Bullet For My Valentine, Living Colour, Dream Theater, Sepultura, Green Day foram alguns dos nomes da música pesada que se apresentaram no Rock In Rio.

 

ROCK IN RIO EM NÚMEROS

22 Edições desde 1985

3.816 Artistas escalados

11,2 Milhões de pessoas na plateia

73 milhões de árvores garantidas a Amazônia

28 mil empregos gerados

+12 milhões de fãs online

130 dias de magia desde 1985

+ 64 milhões de pessosas alcançadas nas redes em 2022

Redação Revista Soberana

*Fonte: https://rockinrio.com/rio/pt-br/historia/

ROCK IN RIO EXPERIENCE 2022

O G1 (portal de notícias brasileiro mantido pelo Grupo Globo) elaborou uma lista com os 10 melhores e piores shows do festival. A lista foi feita com base em suas resenhas, pois realizou a cobertura de todos de shows do Palco Mundo e do Palco Sunset além de outras apresentações no festival. Confira o resultado:

1º pior – Avril Lavigne 1º melhor – Green Day
2º pior – Guns N’ Roses 2º melhor – Ludmilla
3º pior – Billy Idol 3º melhor – Ivete Sangalo
4º pior – Megan Thee Stallion 4º melhor – Dua Lipa
5º pior – 1985: A Homenagem 5º melhor – Racionais
6º pior – Rita Ora 6º melhor – Coldplay
7º pior – Marshmello 7º melhor – Maria Rita
8º pior – Fall Out Boy 8º melhor – Sepultura
9º pior – Alok 9º melhor – Post Malone
10º pior – Capital Inicial 10º melhor – Papatinho, L7nnon, Hariel e MC Carol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *