A manutenção periódica das edificações pode evitar infiltrações e outros problemas
A manutenção periódica é fundamental para a conservação de uma edificação e/ou imóvel. Com uma rotina de limpeza e reparos ao longo do ano, dentro de um cronograma previamente estabelecido pelo proprietário ou síndico, é possível evitar que áreas nem sempre visíveis se transformem em grandes problemas para moradores e usuários. Ainda mais durante a temporada das chuvas, quando a segurança para a realização de certos serviços fica comprometida.
Quem dá o alerta é o Vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais de Minas Gerais (Abrasip-MG), engenheiro e sócio-diretor da MT&A Projetos e Consultoria, Marcelo Trindade Almeida. “A preparação para a temporada de chuvas é medida preventiva importante que não pode ser esquecida, principalmente em relação às condições do telhado e limpeza de canaletas e calhas”, enfatiza.
A vistoria prévia de telhado e calhas visa detectar se existem telhas fora do lugar ou quebradas, para ajustes ou trocas, quando necessário. Da mesma forma, manter calhas e caneletas sempre limpas previne a ocorrência inundações e outros acidentes causados pelo acúmulo da água da chuva. “Se a água não encontra passagem livre para descer até o solo, acumula-se e transborda, indo, como por exemplo, para baixo do telhado e chegando ao interior das moradias na forma de infiltrações que podem estragar a pintura interna”, destaca o engenheiro.
“No caso dos condomínios, os bueiros, bocas de lobo, canaletas e caixas de drenagem devem estar constantemente limpas para evitar entupimentos que impeçam a passagem da água até a rua. Da mesma forma, recomenda-se que o “ladrão” e canaletas, instaladas ao redor das piscinas, também tenha o mesmo tratamento que elimina o risco de problemas causados pelo acúmulo da água”, destaca o engenheiro Marcelo Trindade Almeida.
A limpeza da caixa d’água pode ser feita durante todo o ano. No entanto, para esvaziá-la, principalmente em condomínios, é necessário soltar grandes volumes de água que podem congestionar a tubulação da edificação nos tempos de chuvas.
Assim, o Vice-presidente de Relações Institucionais da Abrasip-MG sugere que o processo seja realizado também no período mais seco do ano; “Caixas d’água devem ser mantidas sempre fechadas para evitar a contaminação da água de uso dos moradores”, completa.
Abrasip-MG – Com 18 anos de atividades celebrados em novembro de 2021, a Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais congrega 24 empresas do setor de engenharia predial e atua para o fortalecimento do setor junto à cadeia produtiva da indústria da construção.
Por Marcelo Trindade
Redação ETC Comunicação