Cada fase do desenvolvimento odontológico passa por necessidades e estágios diferentes.
Da dentição decídua, que vai do bebê recém-nascido até os 3 anos em média, quando todos os dentes de leite estão na boca, até a dentição permanente o acompanhamento e tratamento precoce com um especialista são fundamentais.
Nas primeiras fases, a escovação e o uso do fio dental e da pasta de dente corretos precisam ser levadas em conta. A negligência da higiene bucal pode provocar problemas nos dentes de leite, como cáries e afetar os permanentes. Além disso, há possibilidade de ocorrer um atraso na erupção, nascendo no tempo errado. Também há chance de vir com cor diferente, com deformidade no esmalte e mais enfraquecidos.
À medida que a criança cresce, além de cuidar para evitar cáries, tártaros, gengivite, periodontite e outros problemas, é preciso se preocupar com as possíveis má oclusões. “Por isso, na possibilidade de corrigir ortopedicamente, conduzimos o crescimento e o desenvolvimento dos maxilares, permitindo que haja espaço suficiente para que os dentes nasçam na posição mais correta possível”, esclarece o cirurgião dentista, Marcelo Pires, especialista em cirurgia Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares da WIT Odontologia Digital.
Ainda de acordo com especialista, muitos fatores são responsáveis pela má-oclusão. “A mamada, o ato de sucção, a ingestão precoce de alimentos sólidos, hábitos parafuncionais e características genéticas são situações que podem levar a má oclusão e gerar problemas de mastigação, fonação, estética, interposição de língua, que se não for corrigido podem exigir procedimentos cirúrgicos no futuro”, explica Marcelo.
Intervenções
A adolescência representa um período de grandes transformações. Muitos pacientes aderem ao tratamento ortodôntico e/ou ortopédico para corrigir problemas como desalinhamentos e alterações na mordida, além de proporcionar melhora na autoestima e qualidade de vida.
Em alguns casos, detecta-se dificuldade de erupção por falta de espaço e desenvolvimento dos maxilares, sendo necessário tratamento com aparelho ortopédico para expandir a mandíbula, guiando o crescimento ósseo. Após o nascimento de todos os dentes, faz-se o alinhamento invisível para corrigir distorções.
Atualmente, um dos mais procurados é o alinhador invisível, por ser discreto, ter tecnologia de ponta, resultados mais rápidos, possibilidade de tirar da boca para comer e escovar os dentes e, principalmente, por ser possível visualizar antecipadamente os resultados do tratamento.
Segundo Pires, os tratamentos odontológicos estão cada vez mais inovadores. “São muitos recursos, como tecnologias diferenciadas, diagnósticos precisos e ágeis, capacidade de refinamento artesanal que proporcionam alta naturalidade, além de experiências humanizadas no atendimento. Começar o quanto antes vai fazer toda a diferença no resultado final”, afirma o especialista.
Por Dr.Mário Henry
Wit Odontologia