Dicas para meninos estilosos
A moda infantil masculina tem várias vertentes de estilos, assim como a moda feminina. Os mais famosos para os meninos são: esportivo, tradicional, sofisticado, dramático, romântico e criativo.
- Defina um estilo para seguir
No mundo infantil, os estilos predominantes são os esportivos e os criativos. No entanto, para definir o estilo que o pequeno vai seguir no dia a dia, é essencial conferir quais são as peças de roupas que ele mais gosta. Assim, vocês identificam um padrão e, juntos, constroem um estilo que não afeta o bem-estar e as preferências dele, além de não comprar roupas que ficarão paradas depois.
Essa é uma boa estratégia para começar a montar um guarda-roupa inteligente, que é composto de poucas peças que combinam entre si. Ah, e ela ainda dá mais autonomia às crianças!
Veja como identificar as peças que compõem os dois principais estilos infantis masculinos:
Esportivo
O estilo esportivo, conhecido também como estilo natural, é dividido nas categorias formal e informal. O formal consiste em peças de roupas práticas, como conjuntos de moletom.
As suas cores seguem uma paleta de cores neutras (cinza, branco e tons de bege), com algumas peças em marinho e preto inseridas no meio.
Já o estilo esportivo informal envolve roupas de esporte: shorts, bermudas, camisetas de times e chuteira ou tênis. Basicamente, o visual clássico de um menino jogador de futebol! Sem dúvidas, é um dos mais populares entre as crianças e jovens.
Deixe que os meninos aproveitem o conforto e a informalidade dessas peças em almoços em chácaras, jogos com os amigos e festinhas casuais.
Criativo
No universo infantil, o estilo criativo tem muitas estampas, cores vibrantes e uniformes de super-heróis. As roupas são lúdicas, do jeitinho do mundo dos meninos.
A grande vantagem é que as crianças amam vestir roupas divertidas, ainda mais se forem roupas de personagens de cinema. Por isso, o estilo criativo é o segundo mais usado.
As principais estampas são: referências de filmes e desenhos (Naruto, Os Jovens Titãs, PJ Masks, etc.), desenhos tropicais e elementos esportivos (tipos de bolas de futebol, troféus, pódios, raquetes, entre outros).
Com esse estilo, os looks dos meninos ficam superdivertidos!
- Monte um guarda-roupa inteligente
Praticidade, rapidez e facilidade são os aspectos que os meninos mais valorizam na hora de escolher as suas roupas diariamente, concorda? Por isso, uma boa dica de moda é a elaborar um guarda-roupa inteligente.
Essa estratégia surgiu recentemente, com o avanço de valores como sustentabilidade e economia na população. Assim, para ter estilo, não é mais necessário ter várias peças de ou comprar peças a cada tendência.
Foi nesse contexto que o guarda-roupa inteligente surgiu: ele é composto por peças coringas que combinam entre si e que possibilitam inúmeras produções. Calça jogger jeans, jaqueta jeans e camisetas de cores neutras são bons exemplos.
Quando há estampas, são desenhos gráficos com frases motivacionais e desenhos lúdicos infantis.
Note que a ideia por trás dessa dica é diferente do conceito do armário cápsula, que consiste em ter poucas roupas básicas. Por exemplo, somente um tênis e um chinelo que combinam com tudo.
No guarda-roupa inteligente, as mamães ainda podem vestir os seus meninos com peças superdivertidas e únicas, equilibrando a praticidade para montar looks com muito charme.
- Dê preferência aos tênis
Os tênis são os calçados mais coringas do guarda-roupa masculino. Independente da ocasião, eles sempre são bem-vindos! Escolha um modelo clássico para combinar com todas as peças, por exemplo: All Star, Adidas, Nike e Vans.
Esses sapatos servem para ir à escola, passear com a família, brincar na rua, sair com os amiguinhos e, até mesmo, para usar com roupas sociais (calças com suspensórios ou smoking).
- Acrescente acessórios ao visual
Como dizem os consultores de imagem, os acessórios são a cereja do bolo. De fato, acrescentar pequenos detalhes no visual faz muita diferença.
Portanto, deixe o seu menino mais estiloso com bonés, gorros e bandanas. Além disso, coloque um relógio, uma pulseira de couro e um colar (preto, tropical ou corrente).
A título de curiosidade:
- Bonés de aba reta remetem ao estilo skatista;
- Bonés de aba curva são do estilo hip hop;
- Gorros são inspirados na moda masculina streetwear, isto é, urbana;
- Bandanas fazem parte do estilo rockeiro e afro.
- Aposte na terceira peça
A terceira peça transforma um visual básico em moderno. As principais peças que podem cumprir esse papel de finalizar o look são camisas xadrez, moletons e jaquetas (jeans ou corta-vento).
Todas elas completam o visual e, de quebra, deixam os meninos bem aquecidos em dias frios e ambientes com ar-condicionado.
Como dica de moda, lembre-se que o tipo de terceira peça influencia no resultado do visual. Por exemplo, jaquetas jeans e camisas xadrez têm uma pegada despojada, moletons são esportivos e suéteres são mais adequados para eventos sociais.
Veja dicas para combinar uma terceira-peça masculina nos looks infantis:
– Para destacar a peça de baixo, aposte em uma terceira peça estampada com camisetas lisas;
– Dobre as mangas até os cotovelos para evidenciar os acessórios e modernizar o visual;
– Em dias muito frios, vale combinar moletons com parka/casaco com modelagem ampla, seguindo a estratégia da sobreposição.
- Invista em conjuntos infantis masculinos
Uma tendência lindíssima e super prática que faz sucesso no mundo da moda masculina infantil é a dos conjuntos. Formados por duas peças que possuem elementos parecidos, eles podem ter uma paleta de cor ou estampa do mesmo tema.
Assim, as duas peças formam um visual incrível e contribuem para outras duas, três ou mais produções.
Por isso, em questão financeira, os conjuntos são muito vantajosos. Investir neles é a melhor estratégia para multiplicar os looks e mantê-los todos estilosos.
Por Jefferson Back