Gato galáctico

Conheça o criador deste felino que se tornou o novo herói das crianças e como o mundo de ideias deste jovem gaúcho tem movimento o mercado, marcas e ganhado público exigente

       O gato galáctico é brasileiro, nasceu de um mundo chamado “tecnologia”, mas só conseguiu se materializar e ganhar vida entre os humanos, graças a uma mente sonhadora de um jovem do Rio Grande do Sul. Antes de se aventurar neste universo e se tornar o felino mais querido das crianças e dos adolescentes no Brasil,  o gato galáctico,  era só uma imaginação no mundo de ideias e possibilidades que perambulavam na cabeça de Ronaldo.

       Desde a infância que o mundo da arte e da criatividade fascinam o gaúcho e, foi graças a esta imaginação que o garoto nascido em Gramado se tornou animador e fundador de um dos maiores canais infanto-juvenis do YouTube no Brasil.

“Eu sempre tive muita facilidade em desenhar, criar historias, personagens, mundos. Também sempre vi isso como um dom, um dom divino, que foi me dado. Junto a isso, veio também o interesse, o que me permitiu desenvolver mais esta área. Sempre fui uma criança e um adolescente, com muitas ideias, que vivia bastante no mundo da arte, da imaginação, tudo me inspirava” contou Ronaldo

       Quem vê os vídeos do gaúcho Ronaldo Souza no YouTube nos dias de hoje, nem de longe imagina, que ele começou a produzir as animações para a plataforma de um quarto de casa, com simples equipamentos de captura de áudio e vídeo de uma mesa digitalizadora, a primeira grande aquisição dele na época.

“ Caramba é muito louco pensar nisso, mas é verdade! Era um quartinho, que tinha uma mesa digitalizadora. Ali eu começava fazer meus desenhos e começava apresentar ao mundo o meu trabalho, e acabou dando tudo certo”, conta Ronaldo.

       Na época que as animações de Ronaldo surgia, o Brasil  vivia um novo ciclo na tv aberta. O SBT deixava de exibir em sua grade o programa infantil Bom Dia e Cia e a Tv Globo, deixava de exibir a Tv globinho.  A ausência da programação infantil fez muitos pais buscarem outros seguimentos e muitos foram parar nas plataformas digitais.

” Foi desafiador, mas de uma forma despretenciosa, fazia pelo o amor a criação, e acabou que o amor da criação se tornou a maior recompensa de todas. Quando o acesso ao meu trabalho começou a surgir de forma exponencial foi como um raio me atingindo. E o que fez tudo isso dar certo foram os valores que tenho repassado sempre, os conceitos, emoções e por isso o gato galáctico tem feito tanto sucesso. Valores que são importantes pra repassar para os filhos, pra que eles possam ir atrás dos sonhos mas de maneira proativa”.

       Essas paixões levaram o jovem a cursar a faculdade de Jogos Digitais, da Universidade Feevale. Lá,  descobriu como trabalhar com uma forma de arte que mudaria sua vida: a animação.  A única dificuldade foi fazer Roberto Luiz de Azevedo Souza e Claudia Dal Souto, pais de Ronaldo, entenderem que a animação poderia ser a profissão dos sonhos que ele buscava seguir.

“Nesta época tive que defender minha arte, não foi fácil. Os pais sempre querem o melhor para os filhos, então os meus, também tiveram todo este cuidado. Quando perceberam que o resultado do meu trabalho estava trazendo retorno financeiro, começaram a entender que o filho podia voar sozinho e quebraram os estigmas desta profissão”.

       Sabendo que arte da animação era sua verdadeira vocação, mergulhou em cursos de escolas especializadas. Viajou o mundo, conheceu grandes cidades, aos 25 anos se mudou para Portugal, país que ja tinha morado com os pais quando criança. Lá morou em Lisboa, Porto, Guimarães e Colchete. Depois de Portugal, se mudou para Orlando na Florida, onde permaneceu por um ano.

“Foram experiencias incríveis, e que agregaram muito na minha vida pessoal e profissional. Principalmente as vividas em Portugal, neste país a rotatividade de alugueis é muito grande, lembro que em uma determinada situação o senhor que alugava o imóvel onde eu morava, pediu a casa por que teria encontrado outro que pagava mais. Eu fui literalmente despejado, tive que sair da casa. Estava sem dinheiro, para alugar um outro imóvel para morar, daí fui parar no porto. Lá quando tudo parecia incerto, uma família me acolheu, eu me lembro ate hoje deste gesto de generosidade. A família confiou em mim, me colocou dentro de casa. Sou muito grato a eles, no qual mantenho contato até os dias de hoje”.

       Inclusive alguns dos episódios surgiram neste período. Em 2013, começou a publicar um trabalho autoral no YouTube inspirado em animes, foi quando surgiu a primeira animação que fez sucesso.  A série Cueio, feita com vídeos curtos de humor non-sense.

“Pode-se dizer que quando eu iniciei no mundo da animação, eu me inspirava muito no que eu estava consumindo, e curtindo na época. Era muito mais animes, mas, eu sabia o que eu queria fazer – criar um conteúdo de animação que fosse atemporal que durasse para sempre, como: a ‘Turma da Mônica’ do Mauricio Souza, ‘Peanuts’ do Charlie Brown, Ziraldo com o ‘Menino Maluquinho’, ‘Mafalda’, ‘Calvin e Haroldo’. Então eu sempre pensei nesses personagens que são épicos, que vivem no seu próprio mundinho e estão lá sempre. Foi daí que surgiu a minha ideia de criar a minha própria série atemporal, os meus próprios personagens, e é isso que tenho feito desde então. Abandonei um pouco o anime e fui mais para o desenho animado, para o mundo que a gente consegue expandir”.

       Tudo inspira o jovem gaúcho, o personagem desnecessauro, pode se dizer que surgiu da grande amizade que ele tem com o irmão mais velho, Bernardo de Azevedo Souza que é advogado.

“Por ser mais novo, eu vivia implicando com meu irmão, por querer muito  atenção. Então eu vivia sacaneando ele, fazendo brincadeiras que nem o “desnecessáuro”, posso dizer que foi esta relação que me inspirou  a desenvolver este personagem que amo”. (ISA poderiamos fazer uma página com os principais desenhos dele: desnecessauro, pudim amassado, turma do cueio)

       A famosa turma do Cueio conta a história de um curioso e travesso coelho que estásempre em busca da Cenoura Dourada. A primeira série de episódios do personagem se estendeu ao longo de dois anos, totalizando 26 episódios. Esse foi o início de um dos projetos mais bem sucedidos de animação do YouTuber brasileiro. Ali nascia o Gato Galáctico. Por gerar admiração pelo que estava produzindo, as pessoas queriam conhecer quem estava por detrás do trabalho de animação.

“Na primeira vez que mostrei meu rosto eu estava numa fase muito introspectiva, porque quando a gente é desenhista animador a gente fica sem se socializar muito. Mas ao saber que o público me queria, eu fui me doando, e hoje busco estar sempre bem, no melhor da saúde mental e física, pra poder estar com os pais na jornada dos filhos de maneira saudável, verdadeira e com responsabilidade”.

       Foi deste momento, que aos poucos a imagem de Ronaldo começou a fazer parte do mundo da internet, se tornou um youtuber. Atualmente, o canal Gato Galáctico conta com mais de 15 milhões de inscritos e seus vídeos acumulam mais de 5 bilhões de visualizações. No Instagram ele soma 1.5 milhão de seguidores e 3.5 milhões no TikTok.

“Foi um grande sacrifício de vida pessoal, um grande sacrifício de vida social, mas tudo isso, foi  pra fazer a obra, então valeu a pena” disse o YouTuber.

       As noites mal dormidas, resultou em um entretenimento de qualidade para o público infantil e infanto-juvenil. O Gato Galáctico ganhou um planeta nesta galáxia,  forma, macacão e camiseta com cores neon,  headphone e se tornou boneco. Junto com ele veio outro personagem o “desnecessauro” e hoje estão no Cartoon Network e na HBO Max de segunda a sexta-feira. As séries animadas juntas, somam mais de 432 milhões de visualizações na plataforma de vídeos, chegaram à TV com muita diversão.  Além disso, as músicas do álbum é possível ser baixadas em todas as plataformas de música.

“ Isso pra mim é um orgulho gigantesco, e só tenho a agradecer aos pais, que confiam no nosso trabalho, e o mais legal, é que quando criança eu assistia muito Cartoon Network, e que muito me inspirava, como: o “Laboratório de Dexter”,  a “Vaca e o Frango”. Que eu sabia que tinha sido criado por alguém, e o como é bom eu poder traçar isso como objetivo. E isso foi o meu objetivo.”

       As séries de animação turma do Cueio e Desnecessauro, continuam  em ritmo acelerado. No mês de setembro, lançaram os últimos episódios da temporada, e já estão trabalhando numa próxima para as duas marcas. O Desnecessauro continuará, com todo o humor e pitada de non-sense. O novo desenrolar da série levará o personagem a conhecer diferentes lugares como: museus, bibliotecas e local de trabalho. A turma do Cueio também está expandindo suas novas produções, que terão novas dublagens e narradores.

       Além disso, estas duas series que se tornaram presentes nos lares dos brasileiros, estão sendo internacionalizadas, e já podem ser encontradas em diversas línguas. O Desnecessauro já existe em Espanhol: Cueio – el Conejito, Innecesaurio (Desnecessauro) Inglês: Cueio – the Bunny, em Russo: Зайчик Куэйо.

“Estamos esperando muito sucesso e a socialização da marca no mundo inteiro e de maneira globalizada e estamos muito felizes e os próximos enredos serão na mesma pegada. Estamos contentes com os últimos lançamentos, e acreditamos que isso só nos solidifica com uma grande marca. A produtora chegou para ficar, agregando valores em suas produções e preocupada em cruzar gerações, essa tem sido a nossa grande meta de passar dos pais pros filhos, esse é o nosso grande objetivo”.

       O garoto multitelas ultrapassou os limites da internet e chegou nas telonas, o primeiro longa-metragem do youtuber Ronaldo Souza, entrou em cartaz no dia 22 de setembro. Filme que foi feito quando o país estava enfrentando o auge da pandemia.

“Foi extremamente difícil filmar durante a pandemia, lembro que tínhamos que fazer testes para covid todos os dias, porque enfrentávamos um inimigo invisível, e o risco era muito grande para todos os envolvidos, acredito que todas as produções cinematográficas tiveram dificuldades nesta época. Mas trabalhamos com muita responsabilidade. Além disso foi desafiador atuar, não foi fácil, é um trabalho realmente muito difícil, mas  me entreguei ao personagem e ao que estava propondo a fazer e isso ajudou muito. A ansiedade, nervosismo atrapalharam um pouco, mas vencemos”, disse o youtuber.

       O filme é financiado pela Sofa Digital em parceria com a argentina Ledafilms, com produção da Clube Filmes e distribuição feita pela Synapse, selo da Sofa Digital.

       A trama conta a história de dois irmãos que viajaram para um acampamento Intergaláctico com a finalidade de participarem de uma competição que revela grandes inventores. Chegando lá, desconfiaram que um alienígena malvado estava entre eles e o pior, sabotando os seus planos. Mas ambos vão viver aventuras cheias de ciência, diversão, músicas, tudo na  busca de salvar o mundo.

       O elenco reúne: Marianna Santos, como Marina, irmã de Ronaldo; Lucas Salles, que interpreta Arthur; Blota Filho, que vive o personagem Hélio; Pedro Miranda, como Thiago; Lili de Siqueira, como Nath; Carol Tavares, como Tati; Cláudia Okuno e Camila Tanaka, como As Divas; e Tulanih, como Flávia. Quem dirige a comédia e assina o roteiro com Luiz dos Reis e Jim Anotsu, é Fabrício Bittar (“Bugados” e “Alice No Mundo da Internet”).

“O primeiro longa-metragem do Gato Galáctico, é o nosso maior motivo de orgulho, pois é um filme de qualidade e todos que contribuíram foram excelentes e só tenho agradecer. O longa que fala sobre família, ficção científica, promete emocionar e divertir o público com muita música e aventuras. O Fabrício Bittar e a Clube Filmes foram impecáveis na condução das gravações com os atores infantis. Direção, produção, figurino, elenco, arte, enfim, todas as áreas se empenharam ao máximo para que pudéssemos entregar um filme incrível e surpreendente! Contamos com toda a família nos cinemas!”, comenta Ronaldo Souza.

       E este é apenas o primeiro filme, está previsto pra 2023 a estreia de um segundo, com muita aventura, suspense e terror, onde serão utilizados diversos símbolos arquétipos e aparição de vilões, o que deve aguçar a mente da criançada.  E esta, também é a sua primeira capa  em uma revista.

“Sou muito grato com isso tudo que está acontecendo, e continuarei sendo grato, com humildade pra multiplicar, e pra ter mais. É emocionante tudo isso.  Em uma hora estamos em filme, em outra em uma capa de revista. Isso tudo é muito novo para mim, tudo é gigantesco. Se parar pra pensar, contar e somar é surreal, é incrível, além de ser saudável saber que estamos sempre escalando uma montanha e a conquistando. Porque quando nos tornamos digno dela pelo menos por um dia a gente fica feliz, porque no outro, precisamos escalar novas montanhas, e temos um horizonte pra ser conquistado.  Quando assumimos o máximo possibilidades e conseguimos realizar o máximo de coisas a felicidade te visita e a gente agradece”. Conta Souza.

       Outra novidade que também deverá sair do papel, nos próximos anos é a roupa do gato galáctico, com seu macacão, o par de sapatos  e headphone.

“Pensando nas crianças que querem ser o Gato Galáctico, a Luna, ou a Duda Galáctica, estamos trabalhando para que estes elementos e itens que a gente usa na séries, live action, de pessoas que aspiram em ter este produtos, tenham a chance de comprá-los no mercado”.

       A “mansão miau” também se tornará itinerante no futuro. Ao invés das pessoas irem a Florianópolis pra conhecê-la, a casa estará no futuro  próximo em shoppings, casas de show, teatros, com tudo que faz parte dela, o escorregador, a porta de girafa, com seus elementos e símbolos criativos que fazem parte da vida do Gato Galáctico.

       Em comemoração aos nove anos do canal, Ronaldo está em turnê pelo Brasil com o espetáculo ‘Gato Galáctico Show’ em 16 cidades, com mensagens positivas a fim de inspirar os Miaus, como são carinhosamente chamados seus fãs.

“Está sendo uma das minhas maiores experiências. Poder estar junto com as pessoas, com os pais, encontrar com as crianças “os meus miaus”, que são as pessoas mais amorosas e carinhosas do mundo, é incrível, fascinante sentir tudo isso, e vivenciar momentos como em Recife de ter o nosso trabalho aplaudido de pé, é pra gente uma grande surpresa.”

       Na vida pessoal, Ronaldo Souza é casado com a Suelen Wiedemann. Os dois ficaram noivos em janeiro deste ano, em Munique, na Alemanha-DE, durante uma viagem de férias do casal. Em julho, se casaram e atualmente moram em Florianópolis e tem uma nova integrante chegando nesta família de “miaus”. A primeira filha do casal, vai se chamar Sara, e o planejamento do quarto está indo a todo o vapor, já que são muitas ideias pra deixar o ambiente mais acolhedor e aconchegante pra receber a filha.

“Estamos muito felizes, a gente descobriu um dia antes do casamento que Suelen estava grávida da nossa primeira filha e foi muito mais emocionante o casamento por conta disso, foi uma experiência divina, incrível, que chegará no mês de março do ano que vem”.

       Quando não está produzindo conteúdos para o mundo virtual ou salvando o mundo como “gato galáctico”, Ronaldo gosta de viajar. E são vários os lugares que ama no Brasil a começar por Florianópolis-SC, cidade em que mora, mas tem ainda: Balneário Camboriú-SC, Capão da Canoa-RS, Canelas-RS e Gramado-RS. Já fora do país, New York City- USA, Tóquio-JP, Alemanha-DE, Portugal-PT, Espanha- ES.

       Para deixar a vida cada vez mais saudável a atividade física está sempre presente na vida de Ronaldo, e ele tem dividido o tempo entre uma musculação a uma simples caminhada.

 “É Importante separar, aquilo que é do personagem, então quando eu estou com macacão sou o Gato Galáctico, mas quando eu estou com roupa de civil, em casa com a minha esposa, eu sou Ronaldo, então é muito saudável poder separar a vida real da de super herói, porque não é fácil, pra quem está sempre transitando entre um personagem uma pessoa. E tem muita gente que acaba misturando tudo, e eu não gosto de fazer isso”. contou Ronaldo.

       Nos dias de folga o gaúcho adora ficar em família. Nestes dias, têm se aventurado na cozinha, é o chef de cozinha preferido da esposa Suelen. O estrognofe, é a comida que mais gosta. O prato feito originalmente com pedaços de carnes servido com creme de leite, criado na Rússia no século XIX é um dos pratos que sempre esteve presente nos encontros em família e de fim de ano .

“Eu tenho memória muito afetiva com o estrogonofe, normalmente as pessoas acham estranho, por ser um prato comum, mas pra mim é muito especial, principalmente o da minha tia Marta que é incrível e, cuidou muito bem de mim quando criança”.

Depois de conhecer a história do Gato Galáctico e de quem esta por detrás deste sucesso do mundo infantil e infanto-juvenil, a gente só fica na expectativa do que mais este youtuber, desenhista e cartunista Ronaldo Souza, vai criar no futuro. Nestes dez anos de história, a marca Gato Galáctico,  foi capaz de produzir diversas séries de animação, criou marcas de entretenimento infantil e infanto-juvenil, músicas, filmes. Nos próximos dez anos, a produtora visualiza um crescimento ainda maior.

“Fechamos os dez anos com dois filmes,  a ideia é de que nos próximos  dez, tenhamos oito ou dez filmes, mais séries de animação divertidas com mais marcas de entretenimento infanto-juvenil. Estamos muito felizes de como tem sido a nossa jornada, esperamos que mais ideias possam surgir e que a nossa imaginação esteja sempre aberta as possibilidades”.

Redação Revista Soberana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *