Empresa do Grupo Soberana recebe homenagem na comemoração do 60º aniversário do 36º BI Mec

A honraria foi entregue em mãos do CEO da Soberana Holding

A Talismã empresa do Grupo Soberana especializada em soluções de portaria e segurança patrimonial foi homenageada na noite do dia 29 de julho durante a solenidade comemorativa aos 60 anos do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BI Mec). Na ocasião, o Diretor Executivo do Grupo, Dr. Douglas Davi Pena, recebeu a Moeda Comemorativa do aniversário do 36º BI Mec.

A cerimônia ocorreu no 36º BI Mec, no bairro Jaraguá em Uberlândia, e contou com a presença da Diretora Executiva e Administrativa do Grupo Soberana, Mariana Pena, do Prefeito Odelmo Leão, do presidente da Câmara Municipal, vereador Sérgio do Bom Preço, e de várias autoridades, empresários e convidados que se uniram para prestigiar o sexagenário da Instituição.

Durante a solenidade, o chefe do executivo falou para a reportagem da Revista Soberana sobre a importância da Corporação para Uberlândia e toda região. “A existência e a atuação do 36º BI Mec têm um valor incalculável e é um presente para o nosso povo. Portanto, deixo aqui meus parabéns a todos que fazem parte desta grande história. A Prefeitura sempre estará ao lado desta honrosa Instituição”, ressaltou Odelmo Leão.

 

HOMENAGENS

No evento, também foram homenageados com o título “Amigos do Batalhão” que reconhece o trabalho exercido junto à Instituição, o vice-prefeito Paulo Sérgio; o secretário municipal de Gestão Estratégica, Raphael Silveira; o coordenador da rede de urgência e emergência do município, Clauber Lourenço; o presidente da Associação Comercial e Industrial, Paulo Romes Junqueira; o presidente da CDL Uberlândia, Cícero Heraldo Novaes, o deputado estadual Leonídio Bouças e os vereadores Liza Prado e Raphael Leles, dentre outros.

A celebração também contou com apresentação de vídeo comemorativo, desfile dos veteranos e da tropa atual, queima de fogos de artifício, apresentações de demonstração de Ordem Unida sem Comando do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) e da Banda Marcial do Exército. “É uma celebração à altura que o 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado merece. São 60 anos de missões dadas e missões cumpridas. Apenas nos últimos anos, o Batalhão participou das Missões de Paz no Haiti, na Angola, nas pacificações no Rio de Janeiro, como no Complexo de Favelas da Maré, e tantas outras operações e missões. E sempre em parceria com as entidades locais, autoridades, sociedade, contribuindo assim, com a evolução e o desenvolvimento da região e também do nosso país”, disse o Comandante do 36º BI Mec, Coronel Regis Ribeiro Andrade.

GENERAL LEITE

Na ocasião, o 3º Subchefe do Estado-Maior do Exército (EME), General de Divisão Carlos André Alcântara Leite, que comandou o 36º entre 2009 e 2011, também discursou destacando a trajetória do Batalhão. “É uma satisfação muito grande estar ao lado da sociedade, dos veteranos e de tantas autoridades, como o nosso Prefeito Odelmo Leão, saudosamente lembrado como “Cabo 133”, celebrando os 60 anos do 36º BI Mec. Desde 1962, este Batalhão vem crescendo, se modernizando e trazendo muito orgulho nas diversas missões que atua, sendo com certeza, um exemplo da evolução do Exército Brasileiro”, disse o general.

PRESENÇAS DE HONRA

No evento a Revista Soberana anotou as destacadas presenças dos ex-comandantes da Unidade Militar em Uberlândia: O General Gilberto Serram de 85 anos de idade e que hoje reside em Campinas-SP, que comandou o 36º entre 1986 a 1988 e que também foi Secretário de Segurança Pública do município de 2001 a 2004.

Cel. José Augusto de Barros (1994/1996); Cel. Teotônio Luís Patrocínio de Moraes (1996/1998); Cel. Flávio Carneiro (2001-2003); General Rolemberg Ferreira da Cunha (2004 a 2007) e o Coronel Carlos Augusto de Fassio Morgero (2019 a 2020).

JUBILEUS

Já na noite do dia seguinte, no sábado, 30 de julho, as comemorações alusivas aos 60 anos prosseguiram no Salão Ulysses Finotti onde a Associação dos Oficiais da Reserva do Exército do Triângulo, que tem como presidente o 1º Tenente de Infantaria/R2, Jorge Adalberto Porto, promoveu o primeiro Jubileu das Turmas do NPOR do 36º BI Mec, comemorando júbilos de 9 turmas, com a significativa presentes de inúmeros oficiais da reserva em confraternização.

HISTÓRICO DO 36º BI MEC

Em 29 de julho de 1962, realizou-se a cerimônia de instalação da Unidade Militar em Uberlândia, então 3ª Companhia do 6° Batalhão de Caçadores, começando aí a epopéia do 36° Batalhão de Infantaria Mecanizado sendo nomeado o seu primeiro comandante o então Capitão Cláudio Albano de Brito Rech. A 3ª/6º BC, permaneceu com essa denominação até que o Decreto n° 62948, de 05 de junho de 1968, que criou o 36° Batalhão de Infantaria, tendo como primeiro comandante o Cel. Cláudio Leig.

Hoje sua organização é a de um Batalhão tipo III, com a seguinte composição orgânica: três Companhias de Fuzileiros, uma Companhia de Comando e Apoio e um Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR). Desde a sua criação como 3ª/6° BC, o 36° BI Mtz já teve um total de 23 comandantes, sendo três quando Subunidade e 20 quando Unidade.

Em 2018, Com a finalidade de marcar definitivamente a transformação e a mudança de denominação do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado em 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado, uma grande formatura no quartel do 36º BI Mec, onde, com a presença de grande público e de diversas autoridades civis e militares, a tropa do efetivo profissional do Batalhão trocou a tradicional boina verde oliva pela boina preta, símbolo das tropas blindadas e mecanizadas no Exército Brasileiro.

Sua Organização é de um Batalhão Tipo III, com a seguinte composição orgânica: Três Companhias de Fuzileiros, Uma Companhia de Comando e Apoio e o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR). Ao completar 60 anos em 29 de julho de 2022, o 36º BI Mec, é comandado pelo Coronel de Infantaria Regis Ribeiro Andrade.

TALISMÃ – PORTARIA E SEGURANÇA

Ao ser homenageada durantes as festividades dos 60 anos do 36º BI Mec em Uberlândia na noite do dia 29 de julho de 2022 através o Diretor Executivo do Grupo Soberana, Dr. Douglas Davi Pena, a Talismã se consolida no mercado como empresa especializada em soluções de portaria e segurança patrimonial, formada por uma equipe altamente treinada, com foco na prevenção de riscos, perdas e furtos. Seu trabalho envolve modernas técnicas de segurança, treinamentos constantes e tecnologia de ponta para monitorar tudo o que acontece ao seu redor. Além disso, sua equipe passa por treinamentos periódicos para estarem sempre qualificados para atuar com gentileza, eficiência e prestatividade.

PORTARIA

Segurança, organização e cordialidade: os profissionais da Talismã são norteados por essas três premissas, prestando serviços de fiscalização de entrada e saída de pessoas; recebimento de correspondências de pequeno porte; atenção aos riscos noturnos; contato direto aos órgãos de segurança (Polícia Militar) e Corpo de Bombeiros; serviço de entrega de correspondências e instalação de sistema de câmeras e outros dispositivos.

SEGURANÇA PATRIMONIAL

A Talismã desenvolve, em parceria com seus clientes, projetos de prevenção de perdas patrimoniais para empresas de diferentes portes, oferecendo as seguintes soluções: controle de fluxo de pessoas em áreas livres e restritas; rondas ostensivas; prevenção e combate a incêndio; remoção de acidentados ou vítimas; contato direto aos órgãos de segurança (Polícia Militar) e Corpo de Bombeiros; plano de contingência e instalação de sistema de câmeras e outros dispositivos.

 

TEXTO: Ademir Reis – Jornalista

FOTOS: Leonardo Borges Fotografia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *