O homem por trás do sucesso do Uberlândia Shopping

Empreendimento completa 10 anos celebrando superação da pandemia com 230 operações ativas e geração de 3 mil empregos

 

O Uberlândia Shopping está completando 10 anos de existência e celebra todo sucesso que conquistou ao longo do caminho, com uma trajetória sólida e um modelo de negócios bem consolidado, fruto do trabalho de todos os 200 funcionários diretos e 3 mil indiretos que diariamente se dedicam para que o empreendimento continue oferecendo aos cerca de 700 mil visitantes mensais muito além do que uma experiência de compra.

Por trás de tamanho sucesso, existe Maurício Morelato, atual superintendente do Uberlândia Shopping, o homem que comanda toda a equipe de trabalho e toma as decisões mais importantes para que o empreendimento continue trilhando seu caminho rumo à muitas outras décadas de negócio bem-sucedido.

Nascido em São Caetano do Sul, no Grande ABC Paulista, região metropolitana de São Paulo e um dos mais importantes polos industriais do Brasil, Morelato se considera uberlandense por opção. “Conheci Uberlândia bem antes da vinda da nossa companhia para cá e me encantei com a cidade. Quando me ofereceram a oportunidade de participar da implantação do shopping em 2012 não tive dúvidas e aceitei na hora”, relembra.

Casado há 16 anos com Fernanda e pai de dois filhos, Bernardo e Ricardo, de 12 e 9 anos respectivamente, o homem que ocupa o mais alto cargo executivo dentro do Uberlândia Shopping se considera abençoado. “Sou primeiramente temente a Deus e grato por tudo que tive a oportunidade de conquistar: família, carreira, um lugar para morarmos nessa cidade que amo e uma qualidade de vida maravilhosa, graças a Deus”.

Longe da cadeira de seu escritório, Morelato é um homem simples, que aprecia as pequenas coisas da vida. Esportista por hobby, atualmente frequenta diariamente o Praia Clube para os treinos da equipe máster de natação, modalidade que o conquistou desde criança e que ele havia abandonado há mais de 20 anos, por outra paixão igualmente arrebatadora, a corrida. “Quando parei de nadar, corri por quase 20 anos. As primeiras Meia Maratonas aqui na cidade entre 2014 e 2016 eu participei de todas. Cheguei a fazer maratona também. Só que com a idade, a conta da dor na coluna chegou e no começo desse ano voltei a nadar e descobri que ainda amo deste esporte”, conta.

Realizado na vida pessoal, Morelato também se diz satisfeito com sua trajetória profissional. Antes de se tornar superintendente de shopping, o cargo mais alto no comando de um empreendimento comercial como o Uberlândia Shopping, trabalhou por 10 anos no mercado financeiro. Resolveu migrar de carreira após se encantar com a possibilidade de ser responsável por fazer dar certo centros comerciais como shoppings, que mensalmente geram lucro na casa de milhões e, aos 29 anos, aceitou o desafio de trocar sua carreira sólida e bem-sucedida no banco por uma vaga de trainee. “Abri mão de uma carreira que estava nos trilhos, mas já não era mais tão desafiadora para mim. Eu tinha toda minha vida voltada para aquela carreira, mas quando surgiu essa oportunidade eu me encantei. Já tinha alguns colegas nesse mercado e assim que também entrei meu sonho se tornou ser superintendente porque é fascinante. Você está à frente de um empreendimento que movimenta muitos milhões, além de ter que zelar pela vida de milhares de visitantes”, explica.

 

Por dentro do Uberlândia Shopping

Administrado pela Aliansce Sonae, que possui 38 empreendimentos espalhados pelo Brasil, o Uberlândia Shopping é um dos dois maiores centros de compra do estado de Minas Gerais. Localizado na Zona Sul da cidade, diariamente o local recebe a visita de cerca de 700 mil pessoas. São 220 mil carros todos os meses, o que resulta em um montante de 3 milhões de veículos anualmente.

Ao todo, são 200 lojas, mais os quiosques, que resultam em 230 empesas atuantes dentro do empreendimento. Deste montante, 9 são lojas âncoras e outras 15 megalojas. “Estamos muito bem servidos. Temos âncora de moda, de esporte, reforma e construção, então não há nenhum trabalho para substituição ou trazer alguma marca nova porque nem espaço temos. O nosso foco está nas lojas satélites, que são as operações que orbitam em torno das âncoras. São as lojas de menor tamanho, com cerca de 50 m². Desta forma, âncora ajuda a trazer fluxo, trazem os visitantes e, assim, as lojas satélites ganham mais visibilidade e o círculo virtuoso acontece”, diz encantado.

Atualmente, 96% dos espaços para lojas estão alugados no Uberlândia Shopping, mas a meta de Morelato é alcançar 99%. “Infelizmente, muitas lojas fecharam durante a pandemia. A maioria já foi reposta porque o shopping está com uma demanda muito boa. Entretanto, ainda não estamos no nível de ocupação desejado. Queremos chegar a um nível muito próximo a 100% e estamos animados, especialmente nesse meio de ano já que o mercado está reaquecendo”, afirma.

Morelato explica ainda porque a meta é 99 e não 100% de ocupação. “Nem sempre 100% é saudável, porque você fica sem opção de manobra”, acrescenta.

Além disso, não é qualquer loja que é interessante para o empreendimento. Antes de iniciar as negociações com alguma marca é preciso estar atento ao planejamento comercial onde são listadas as quantidades e o segmento de cada operação. “Você precisa de um vestuário para um cliente mais exigente, um vestuário para um cliente com poder aquisitivo um pouco menor e um terceiro ainda democrático. Quanto mais sortimento de operações você tem, mais chance tem de atrair clientes”, explica.

Maurício também destaca que no caso dos shoppings a concorrência entre operações do mesmo segmento também é saudável e importante para atrair clientes. “Às vezes você tem mais de uma operação do mesmo segmento porque assim você muda o pensamento do cliente, que ao invés de pensar se vai consumir, passa a decidir o que consumir. Essa é uma das estratégias de mix um shopping”, garante.

Outra curiosidade que faz essa engrenagem girar é como atrair os clientes para dentro do empreendimento, transformar esta visita em compras e, consequentemente, lucro. Dentro do shopping tudo é cirurgicamente pensado para chamar a atenção dos visitantes, desde como as lojas serão disponibilizadas até às campanhas de marketing. Mas, muito além disso, Morelato explica que o pulo do gato é pensar em experiências que resultarão em um vínculo com o cliente. “O maior ganho não está no momento do evento, mas no vínculo que você cria com aquele cliente pelo momento que ele viveu ali dentro. É um trabalho de formiguinha. Você tem que trazer circo, dinossauro, corrida de rua e mais uma série de outras ações e a pessoa começam a pensar: esse é meu shopping. É no retorno que a gente ganha”.

Com o ritmo acelerado no Uberlândia Shopping, Morelato não tem dúvidas de que o empreendimento tem um futuro promissor na cidade. “O shopping já maturou e performa um desempenho de visitantes e faturamento condizente com o seu porte, entretanto ainda é um shopping novo. Ainda existem moradores de Uberlândia que nunca vieram aqui. Temos um público a conquistar. Ainda tem muita margem para crescimento. Então falando de desempenho, sim, a gente entende como adequado nestes 10 anos de existência. Mas quando o assunto é o público, acreditamos que podemos atrair ainda mais pessoas, porque somos um shopping novo”, finaliza.

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