Prestes a completar 80 anos, Milton Nascimento anunciou, na última semana, a aposentadoria dos palcos. A turnê A Última Sessão de Música terá 17 apresentações em cinco países. O show final será realizado no estádio Mineirão, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, no dia 13 de novembro.
O concerto de abertura está marcado para o dia 11 de junho, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O evento será fechado para convidados e outras 400 pessoas que comprarem uma NFT – arte digital criptografada – com o desenho de montanhas mineiras feito por Milton e que estampou a capa do álbum Geraes, de 1976.
No vídeo de anúncio da turnê, Milton Nascimento, também conhecido como Bituca, conta que este não será o fim de sua carreira, que completa 60 anos. “Só dos palcos mesmo. Da música, jamais”, disse ele sobre a aposentadoria.
Na gravação, o artista também destaca a importância de Minas Gerais na sua história. “Me considero o mais mineiro de todos os cariocas. Digo isso porque foi em Minas Gerais que tive o maior encontro da minha vida. O encontro com a música. Diante das montanhas de Minas, compus as minhas primeiras canções. Muitas delas feitas em parceria com grandes amigos. E nunca mais parei.”
O artista também cita o disco Clube da Esquina, feito em parceria com amigos que conheceu durante o tempo em que morou em Belo Horizonte. O cinquentenário do álbum, celebrado em março deste ano, foi tema de uma série de reportagens e podcasts da Record TV Minas.