Com a chegada de uma frente fria à região, a Prefeitura de Uberlândia tem redobrado o trabalho de suporte e acolhimento à população de rua. O atendimento já é prestado rotineiramente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth). No entanto, com a forte queda das temperaturas prevista para esta semana, por determinação do prefeito Odelmo Leão, as equipes ganharão reforço de outros órgãos para ampliar a capacidade de atendimento no abrigo provisório estruturado pelo Município no bairro Chácaras Panorama especificamente para esse período.
Na manhã desta segunda-feira (16), representantes da Sedesth, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e das secretarias de Saúde e Meio Ambiente e Serviços Urbanos se reuniram para definir o fluxo de trabalho nos próximos dias. A intenção é garantir suporte integral a quem está em condição de rua, o que inclui atendimento médico-hospitalar para os casos necessários. Na tarde de domingo (15), a gestão municipal já havia conduzido uma reunião de equipe, convocando todas as secretarias para reforçar o plano emergencial.
“Ontem, nós já estivemos reunidos e hoje fizemos novos ajustes para alinharmos o papel de cada agente público e podermos atender melhor quem está em situação de rua. Conto com a colaboração de cada um para que aqueles que precisarem possam ser devidamente encaminhados ao abrigo que montamos”, disse o prefeito Odelmo Leão.
Abrigo nas Chácaras Panorama
O abrigo emergencial para as pessoas em situação de rua se protegerem do frio fica na rua das Camélias, 550, no bairro Chácaras Panorama. Com 50 leitos, o espaço conta com toda a estrutura de alimentação e dormitório. O serviço já está disponível 24h por dia.
A população pode ajudar a Sedesth no trabalho de identificação de quem precisa de auxílio. Das 18h às 23h, os plantonistas atenderão no Centro de Referência para a População de Rua e Migrante (Centro Pop), na Praça da Bíblia, por meio dos telefones: (34) 3235-4772, (34) 3216-7161 e 0800-940-1229. A partir das 23h, as solicitações podem ser feitas somente pelo número de plantão (34) 9.9946-0373.
A Sedesth também terá apoio da Polícia Militar e dos fiscais de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e da equipe da Defesa Civil para realizar os encaminhamentos. Já o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Saúde atuarão nos casos em que for preciso algum tipo de tratamento ou suporte médico.